Serasa registra 3,1 milhões de tentativas de fraude em um ano

1 min de leitura
Imagem de: Serasa registra 3,1 milhões de tentativas de fraude em um ano
Imagem: Serasa Experian
Avatar do autor

A empresa Serasa Experian, uma das principais referências no setor de análises e informações para decisões de crédito no Brasil, divulgou seu Indicador de Tentativas de Fraude realizadas no país, com dados alarmantes. No período entre setembro de 2020 e setembro de 2021, o birô de crédito identificou 3,1 milhões de ataques, principalmente em bancos e cartões (57% do total). Somente em setembro passado, ocorreu uma tentativa de fraude a cada sete segundos.

Ao site Uol, o diretor de soluções de identidade e prevenção a fraudes da Serasa Experian, Jaison Reis, afirmou que o aumento vertiginoso nas tentativas de golpes é uma consequência natural do aumento na digitalização das transações. "Por isso, é fundamental que as empresas tenham suporte e ferramentas de alta segurança que possam evitar qualquer tentativa suspeita", recomendou Reis.

Quanto ao perfil das vítimas, a pesquisa mostra que 1,1 milhão dos casos de tentativas de fraude aconteceram na faixa etária dos 36 aos 50 anos de idade. Pessoas entre 26 e 35 anos ficaram em segundo lugar, com 855 mil casos; aqueles entre 51 e 59 anos foram 441 mil casos, ficando as restantes 354 mil movimentações suspeitas na população acima dos 60 anos.

Dicas para evitar fraudes

Fonte: Sersasa Experian/ReproduçãoFonte: Sersasa Experian/ReproduçãoFonte:  Serasa Experian 

Ao concluir a entrevista, o site divulgou algumas dicas para reduzir o risco de golpes, além da troca regular de senhas. Confira:

  • Antes de fazer uma transação financeira online, verifique se o site é seguro, conferindo se o ícone do cadeado aparece na barra de endereço e se a plataforma é oficial;
  • Use apenas senhas fortes, misturando caracteres especiais, letras e números, e sem nenhuma informação pessoal;
  • Evite usar senha única para mais de um site ou app;
  • Quando disponível, utilize sempre o chamado segundo fator de identificação, aquele no qual o site envia um código via e-mail ou SMS para liberar o login na plataforma;
  • Fique de olho nos seus extratos bancários e na fatura do cartão de crédito para monitorar transações suspeitas.
News de tecnologia e negócios Deixe seu melhor e-mail e welcome to the jungle.

Fontes