Polícia de SP prende grupo que se passava por call center de banco
Os criminosos utilizavam sistemas de mensagens automáticas, idênticas ao usado pelas instituições financeiras, para aplicar golpes nas vítimas, a maioria idosos.

22/09/2021, às 07:30
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Imagem de Polícia de SP prende criminosos que se passavam por call center de bancos no tecmundo
Na última terça-feira (21), a Polícia Civil de São Paulo descobriu mais uma quadrilha da chamada "call center do crime". O grupo se passava por atendente de bancos e utilizava sistemas de mensagens automáticas — idênticas ao usado pelas instituições financeiras — para aplicar golpes nas vítimas, sendo a maioria idosos.
Segundo a polícia, a quadrilha atuava na Zona Norte da capital paulista desde o ano passado, mas fazia vítimas em todo o território nacional.
Os criminosos ligavam para as vítimas se passando por funcionários dos bancos. Durante a ligação, eles afirmavam haver uma compra suspeita no cartão da pessoa e que seria preciso entrar em contato com banco para regularizar a situação. Ao ligar para a agência, a chamada era redirecionada novamente para o número dos criminosos.
Foram apreendidos com a quadrilha sete notebooks e nove celulares. Os aparelhos contavam com listas de dados contendo número de contato, email, endereço e até renda mensal dos clientes. Ao todo, sete pessoas foram presas.
Onda de crimes
Na última semana, a Polícia Civil de São Paulo já havia prendido quatro mulheres, que têm entre 18 e 19 anos, suspeitas de aplicar o mesmo golpe, também na Zona Norte da cidade. As criminosas enviavam até mesmo um motoboy para a casa das vítimas. Lá, eles pediam o atual cartão bancário da pessoa e prometiam trazer uma "nova versão" para substituir.
Os crimes desse tipo já são comuns: a série do TecMundo Realidade Violada mostra o funcionamento e o perigo dos golpes. Confira!