'VPN da Apple' expõe dados de usuários no iOS 15 beta

1 min de leitura
Imagem de: 'VPN da Apple' expõe dados de usuários no iOS 15 beta
Imagem: Pexels
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Apresentado pela Apple durante a WWDC em junho, o iCloud Private Relay começou a ser liberado junto com a versão beta mais recente do iOS 15, lançada na última quarta-feira (25). Porém, a ferramenta que promete adicionar uma camada extra de proteção aos dados do usuário parece não estar funcionando adequadamente.

Em postagem no Reddit, um testador da "VPN da Apple", como o recurso vem sendo chamado, afirmou que a tecnologia não está cumprindo o papel para o qual foi desenvolvida. Segundo o internauta, seu endereço IP e outras informações ainda podem ser checadas, mesmo com o Private Relay habilitado.

"Se você fizer um teste com o Private Relay ativado, no passo Reflexive Connectivity, você verá o endereço da sua operadora. Se você se conectar por uma VPN ou um proxy e fizer o teste novamente, nada vazará", escreveu o usuário, em mensagem publicada no sábado (28).

A ferramenta de privacidade foi liberada em modo beta.A ferramenta de privacidade foi liberada em modo beta.Fonte:  9to5Mac/Reprodução 

Ainda de acordo com o testador, a exibição dos dados também acontece com a ativação da ferramenta WebRTC Sockets Proxying no menu do webkit, permitindo a sua visualização pelo Safari dentro do próprio app. Ele acrescenta que já informou à Apple sobre o bug.

Problemas de incompatibilidade

Conforme anunciou a Maçã no dia em que disponibilizou a ferramenta de privacidade junto com o iOS 15 beta 7, o lançamento oficial do iCloud Private Relay precisou ser adiado por conta de incompatibilidades causadas pela tecnologia. A big tech alertou que o acesso a alguns sites com a função ativada pode ser "problemático".

Devido a essas inconsistências, o Private Relay vem desabilitado por padrão em sua primeira versão, sendo necessário o ativamento manual para testá-lo. A empresa espera corrigir as falhas nas próximas atualizações do sistema, tendo como base os comentários dos usuários.

A função, que pretende tornar a navegação mais segura, também estará presente no iPadOS 15 e no macOS Monterey 12.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.