Crytek, desenvolvedora de Crysis, confirma invasão por ransomware

1 min de leitura
Imagem de: Crytek, desenvolvedora de Crysis, confirma invasão por ransomware
Imagem: Crytek

A desenvolvedora Crytek confirmou que foi alvo de um ataque da modalidade ransomware há alguns meses. Responsável por franquias como Crysis e The Climb, além do motor gráfico CryEngine e do primeiro título da série Far Cry, a marca teve os sistemas invadidos em outubro de 2020 pelo grupo de cibercriminosos conhecido como Egregor.

Entretanto, só agora a marca confirmou a invasão e o roubo de dados pessoais de clientes. A informação é do site Bleeping Computer, que obteve acesso a um dos comunicados enviados às possíveis vítimas.

O que aconteceu?

De acordo com o documento, investigações internas e externas confirmaram que arquivos da Crytek foram criptografados, com a liberação ocorrendo somente mediante um pagamento — que não foi realizado pela companhia.

Como resultado, pacotes de dados podem ter sido disponibilizados em fóruns e a outros grupos de cibercriminosos. Entretanto, a Crytek não identificou o acesso não autorizado a contas ou utilizações inapropriadas dos dados.

O grupo Egregor passou a atuar em setembro do ano passado, após o fim das atividades do Maze, e teve as atividades paralisadas em fevereiro de 2021 —  época em que ocorreu a prisão de vários de seus integrantes na Ucrânia.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.