Patch do Windows 10 para PrintNightmare trava certas impressoras

1 min de leitura
Imagem de: Patch do Windows 10 para PrintNightmare trava certas impressoras
Imagem: Getty Images

A falha crítica de segurança observada no final do mês passado em todas as versões do sistema Windows, que recebeu o apelido de PrintNightmare, está se transformando em uma verdadeira novela de horrores para a Microsoft. Depois que o bug foi divulgado acidentalmente por pesquisadores, a empresa lançou um patch de segurança na quarta-feira (7).

Mas a coisa não parou por aí. Após usuários começaram a instalar rapidamente as atualizações emergenciais, já que a falha no spool de impressão permite controle remoto total ao computador, outra surpresa desagradável surgiu: algumas impressoras simplesmente pararam de funcionar.

A nova complicação, que poderíamos chamar até de nova Zebra — pois as impressoras desta marca são as mais atingidas —, ocorre logo após a instalação do patch KB5004945, criado especificamente para corrigir os erros nas versões 21H1, 20H1 e 2004 do Windows 10.

Deu zebra

Fonte: Zebra/DivulgaçãoFonte: Zebra/DivulgaçãoFonte:  Zebra 

Sobre os travamentos de impressoras, a empresa "planeja lançar uma atualização abordando o problema nos próximos 1–2 dias úteis", segundo um comunicado. Enquanto isso não acontece, a Microsoft recomenda reverter o patch problemático ou desinstalar e reinstalar o driver da impressora afetada, com privilégios de administrador.

Logo após o lançamento da correção, alguns pesquisadores de segurança fizeram relatos de que a própria atualização de segurança é incompleta e pode ser contornada, como mostramos aqui no TecMundo. A Microsoft afirmou ao site Bleeping Computer que estava ciente do bypass, mas não acredita que ele funcione em sistemas corretamente protegidos.

A companhia de Redmond também "encoraja" que os usuários utilizem "a versão mais recente" do sistema para uma experiência segura — o Windows 11 chegará com novos requisitos de uso voltados para isso. Aos que necessitam de assistência em relação às impressoras Zebra, a orientação é buscar o suporte técnico da empresa.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.