Mais de meio milhão de Macs estão infectados

1 min de leitura
Imagem de: Mais de meio milhão de Macs estão infectados

(Fonte da imagem: Divulgação/Doctor Web)

Na quarta-feira (4 de abril) a companhia responsável pelo antivírus Doctor Web divulgou informações que revelam a contaminação de 550 mil computadores Mac — a maioria está das máquinas estão presentes nos EUA e no Canadá. Segundo a pesquisa, quatro milhões de sites podem infectar o sistema com o trojan BackDoor.Flashback.39.

O software malicioso explora falhas de segurança do Java e pode se disfarçar como um programa de atualização do Flash Player. A Oracle, responsável pelo Java, já lançou uma correção em fevereiro, porém ela não pôde ser instalada em Macs, visto que tais computadores só recebem atualizações próprias da Apple.

Depois de oito semanas, a Apple liberou a atualização de correção. As máquinas que não foram atualizadas estão arriscadas a serem infectadas. Para atualizar, clique na maçã do menu superior e abra o item “Software Update”.

Toda essa história levantou diversas questões quanto à vulnerabilidade dos Macs. "Pessoas constumam dizer que computadores da Apple, diferente dos PCs com Windows, não podem nunca ser infectados — mas isto é um mito," disse Timur Tsoriev, analista de segurança da Kaspersky Lab, ao site da BBC.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.