Como descobrir de quem é um número de celular

3 min de leitura
Imagem de: Como descobrir de quem é um número de celular
Imagem: Pexels/Reprodução

Com a disponibilização facilitada de dados na internet, como números de celular, muitas pessoas acabam recebendo ligações indesejadas com frequência — seja de desconhecidos, seja de empresas que querem vender algum produto ou serviço ou realizar cobranças. Nesses cenários, pode ser muito útil descobrir a origem do número para bloqueá-lo devidamente ou realizar uma reclamação formal, no caso de empresas.

Outra situação na qual isso pode ter utilidade é quando se encontra um celular perdido. Uma vez descoberto o número, é possível identificar o dono. Com esse método, o processo de devolução se torna bem mais prático e rápido. Dito isso, confira a seguir algumas formas de descobrir o titular de um número de telefone.

Descobrir o titular de números conhecidos

a  (Unsplash)

Os métodos a seguir são aplicáveis às hipóteses nas quais o usuário consegue identificar o número, que é exibido com DDD e os demais dígitos. Se for esse o caso, o processo é bem mais simples.

Ligar de volta

Embora pareça óbvio, essa estratégia ainda é a mais simples e não poderia ficar fora desta lista. Caso a pessoa atenda, identifique-se e converse de forma amigável, explicando os motivos pelos quais você não deseja receber ligações. E lembre-se: isso vale tanto para pessoas quanto para empresas, caso você não queira comprar os produtos oferecidos ou seja alvo de cobranças indevidas ou insistentes.

Vale lembrar que existem vários números comerciais programados para não receber ligações. Nessa hipótese, retornar a ligação não surtirá efeito algum.

Pesquisar o número em site de buscas

a  (Unsplash)

Outra alternativa muito eficaz é buscar o número em sites de buscas como Google e Bing. Isso porque, frequentemente, usuários e empresas divulgam seus números de contato na internet, e é possível que eles estejam indexados. A depender do caso, os resultados podem ser bastante detalhados, com nome, razão social e até endereço físico.

Buscar o número nas redes sociais

Se você não obtiver resultados satisfatórios com a pesquisa anterior, vale pedir reforços no Twitter, no Facebook e em outras redes sociais. Nesse modo, mais fácil encontrar o titular do número quando este for uma pessoa física, já que muita gente associa o número à conta. No Facebook, é interessante buscar pelo termo “meu número (contato) de telefone”, pois muitos usuários trocam contatos dessa forma em post públicos ou entre amigos.

Usar listas públicas

a  (Unsplash)

Se o número estiver ligado a uma empresa, talvez você identifique o titular em sites de listas públicas comerciais, como TeleListas.net, Lista Amarela ou 102 Busca. Ao contrário das redes sociais, esse método é apenas aplicável a pessoas jurídicas, ou seja, empresas. Além disso, as chances são maiores quando o número é fixo.

Descobrir titular de números desconhecidos

Frequentemente, as ligações não identificam os números, exibindo mensagens como “chamada restrita”, “número privado” ou “00000” e variantes. Dessa forma, o usuário não é capaz de anotar o número e utilizar os métodos anteriores. Ainda assim, é possível descobrir o responsável pela chamada, usando medidas mais drásticas.

Utilizar apps identificadores

a  (Pexels)

Alguns aplicativos, como Truecaller e Whoscall, têm uma base de dados com números identificados como spam pelos usuários. Esses programas são especialmente úteis para evitar ligações de telemarketing e estão disponíveis tanto para iPhone (iOS) quanto para Android, além de terem versões para web.

Ambos funcionam de modo semelhante, identificando ligações e SMS privados com opções de bloqueio para evitar chamadas de cobrança, propagandas, golpes e trotes.

Serviços adicionais oferecidos por operadoras

Embora muitos usuários não saibam, as operadoras oferecem serviços pagos que permitem, entre outras coisas, a identificação de ligações anônimas. Também é possível pagar um valor extra para retornar a última chamada, mesmo que seja anônima, e rastrear as ligações (serviço que encaminha para as autoridades responsáveis ao fim da ligação).

Há também um serviço conhecido como “armadilha de chamadas”, que, embora seja gratuito, exige do usuário uma postura mais ativa. Nesse caso, a operadora determina um prazo para que registre os dias e os horários das chamadas.

O que fazer após identificar o titular?

a  (Pexels)

Evidentemente, o procedimento varia conforme o teor das ligações. Se você estiver recebendo chamadas de telemarketing, é possível solicitar que seu número seja removido das listas de contato ou bloquear a empresa no site Não Me Perturbe. Caso seja uma pessoa física do outro lado da linha e você tenha sofrido assédio, calúnia ou ameaças, a melhor atitude é abrir um Boletim de Ocorrência, mesmo quando o responsável não for identificado de início.

Com o número em mãos e o registro da chamada, é possível fazer o pedido e iniciar uma ação judicial, solicitando a quebra do sigilo telefônico junto à operadora. Nesse caso, após ir à delegacia de polícia, é recomendado acionar um advogado ou a Defensoria Pública para obter as orientações necessárias.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.