Dados de 500 milhões de usuários do LinkedIn estão à venda online

1 min de leitura
Imagem de: Dados de 500 milhões de usuários do LinkedIn estão à venda online
Imagem: Forbes

Um pacote com dados de aproximadamente 500 milhões de usuários do LinkedIn estão à venda em um fórum online. Segundo o Cyber News, um hacker está oferecendo o conjunto de informações e até vazou publicamente detalhes de 2 milhões de pessoas como comprovação do conteúdo.

Enquanto os dados que estão sendo vendidos não incluem informações sigilosas, a quantidade de detalhes presente no vazamento é grande. Segundo o Cyber News, o pacote inclui nomes, e-mails, telefone, ocupação, detalhes do local de trabalho, link para o perfil no LinkedIn e outras redes sociais.

Fonte:  NurPhoto/Getty Images/Forbes 

As informações podem ser visualizadas no fórum em que o conteúdo está sendo vendido por créditos que custam a partir de US$ 2. O hacker que está com os dados também vai fazer um leilão pelo pacote completo em bitcoins.

De acordo com o cibercriminoso, todos os dados foram coletados no LinkedIn. Ainda não está claro, no entanto, se as informações são atuais ou foram coletadas em vazamentos anteriores ocorridos na rede social e em plataformas de parceiros.

A Microsoft comentou oficialmente sobre o assunto e disse que o caso não representa uma brecha na rede social corporativa. Segundo a companhia, o banco de dados inclui informações que foram obtidas em outros sites. "Isso não foi uma violação de dados do LinkedIn, e nenhum dado de conta de membro privado do LinkedIn foi incluído no que pudemos revisar", disse a empresa.

Como saber se meus dados foram vazados?

Fonte:  Cyber News 

Se você quer saber se seus dados podem estar presentes no pacote que está à venda, uma ferramenta gratuita do Cyber News pode ajudar. A empresa possui um sistema de verificação de vazamentos que indica se seu e-mail já apareceu em alguma brecha.

Caso seus dados tenham sido vazados, a dica é ficar atento para possíveis golpes enviados por e-mail. Como as informações vendidas também envolvem informações de trabalho, os cibercriminosos podem bolar esquemas específicos para tentar roubar credenciais bancárias por meio de phishing.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.