Nova extensão mostra quais empresas estão coletando seus dados

1 min de leitura
Imagem de: Nova extensão mostra quais empresas estão coletando seus dados
Imagem: Pexels

Nos últimos dias, uma nova extensão disponível para navegadores Mozilla FirefoxGoogle Chrome está dando o que falar. Isso porque o plugin chamado Big Tech Detective mostra como grandes empresas de tecnologia estão conectadas a diversos sites e serviços que os usuários acessam diariamente.

A extensão faz parte de um projeto da organização norte-americana Economic Security Project e tem o objetivo de alertar sobre o domínio de empresas, como Facebook, Google, Amazon e Microsoft e evitar que as gigantes façam o rastreamento do usuário enquanto navega online.

Segundo o site da iniciativa, a extensão detecta se as empresas estão coletando dados da navegação ou até mesmo se o site acessado pelo usuário está hospedado em servidores ligados às big techs.

Big Tech DetectiveA plataforma indica quais empresas estão com maior domínio nos sites visitados pelo usuário (Big Tech Detective/Divulgação)Fonte: Big Tech Detective/Divulgação

Testes

O Tilt testou a extensão por uma hora e navegou por diferentes sites. Dos 11 sites vistados, 64% tinham alguma ligação com o Google. Já o Facebook e a Amazon tinham ligação com 45% dos endereços acessados. Mesmo sem entrar em sites de serviços específicos da Amazon, a empresa de Jeff Bezos  ainda é amplamente acessada já que oferece serviços de hospedagem e armazenamento de dados em nuvem. A Microsoft oferece os mesmos serviços.

Durante o teste, pelo menos 80% dos sites acessados foram barrados, incluindo sites de notícias, blogs e até mesmo plataformas de órgãos públicos como o Ministério da Economia e Banco Central. A iniciativa, no entanto, afirma que o intuito da ferramenta não é acusar as big techs, mas educar os usuários.

A extensão pode ser baixada no site oficial.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.