Microsoft confirma ataque de hackers chineses aos seus servidores

2 min de leitura
Imagem de: Microsoft confirma ataque de hackers chineses aos seus servidores
Imagem: Unsplash

A Microsoft admitiu, nesta semana, que o seu serviço Exchange sofreu um ataque hacker de um grupo chinês. O problema teria afetado pelo menos 30 mil companhias somente nos Estados Unidos, incluindo bancos, departamentos de polícia, hospitais e organizações sem fins lucrativos.

O Exchange é uma plataforma de e-mails corporativos que é executada no Microsoft Servers, rede de servidores da empresa. A gigante teve conhecimento da brecha de segurança e chegou a lançar um patch de correção, mas o ataque ocorreu antes de que todos atualizassem o software.

Segundo a gigante de tecnologia, o grupo responsável pelo crime se autodenomina “Hafnium”. Além das vítimas norte-americanas, a extensão do ataque foi global, sendo que o número de afetados pode passar dos milhões.

Microsoft Exchange

Apesar da larga escala, o Hafnium tem como alvo primário entidades dos Estados Unidos, de acordo com a própria Microsoft. Os cibercriminosos têm o objetivo de “extrair informações de vários setores da indústria, incluindo pesquisadores de doenças infecciosas, escritórios de advocacia, instituições de ensino superior, empresas de defesa, think tanks de políticas e ONGs”.

Assunto de Segurança Nacional

O governo dos Estados Unidos considerou o fato tão grave que convocou uma coletiva de imprensa na última sexta-feira (5). A secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, alertou para que as empresas que utilizam o Exchange implementem o novo patch de segurança o mais rápido possível.

“Estamos preocupados com o grande número de vítimas e estamos trabalhando com nossos parceiros para entender o escopo de tudo isso”, afirmou a secretária.

Chris Krebs, ex-diretor da Agência de Cibersegurança e Infraestrutura, argumentou que todos que utilizavam o serviço deveriam “assumir um compromisso” para tomar medidas para remover o acesso aos hackers.

Modus operandi

A Microsoft, que disse estar contribuindo com as investigações e investindo em segurança para diminuir o tamanho do ataque, explicou que o Hafnium utilizou “exploits”, que são conjuntos de malwares.

Uma das formas de identificar o grupo responsável foi justamente o tipo de exploit usado, que já era conhecido. Eles efetuaram o crime virtual em três etapas. Na primeira, eles roubaram senhas de usuários do Exchange utilizando vulnerabilidades que eram desconhecidas.

Depois, eles criaram o chamado “web shell”, que cria um script malicioso. A partir do web shell, eles conseguiram controlar o servidor remotamente. Por último, eles usaram o acesso para roubar os dados das empresas, organizações e órgãos públicos.

Ataque hacker

“É enorme. Absolutamente enorme”, relatou um ex-oficial da Segurança Nacional dos EUA sobre o ataque ao site Wired. “Estamos falando de milhares de servidores comprometidos por hora”, defendeu a fonte.

No final do ano passado a Microsoft já havia sofrido um ataque hacker de grandes proporções. À época, as ações foram atribuídas a hackers russos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.