Desenvolvedor expõe esquema fraudulento na App Store

1 min de leitura
Imagem de: Desenvolvedor expõe esquema fraudulento na App Store
Imagem: Geeky Gadgets

Kosta Eleftheriou, um desenvolvedor de software com produtos na App Store, está denunciando muitos aplicativos da loja virtual que, segundo ele, estariam "roubando milhões de dólares dos usuários". Dono do app FlickType, um teclado QWERTY para deficientes visuais, Eleftheriou descobriu um esquema fraudulento que estaria se apropriando dos seus materiais de marketing.

A polêmica teve início há duas semanas, quando o desenvolvedor começou a propagar diversos softwares que eram essencialmente cópias não-funcionais do seu FlickType, sendo o mais flagrante deles um chamado KeyWatch, que copia a digitação com gestos para dispositivos vestíveis, característica que tornou o teclado de Eleftheriou muito popular.

Quando baixado, esse aplicativo-cópia leva o usuário a uma tela, na qual o botão “Desbloquear agora” abre a página de compra da Apple para confirmar uma assinatura semanal de US$ 8 (R$ 44) para um app que simplesmente não funciona.

Como funciona o esquema fraudulento na App Store?

Ao se aprofundar em suas investigações, Kosta Eleftheriou descobriu que alguns apps usam avaliações falsas para obter visibilidade na loja, em detrimento dos desenvolvedores com aplicativos legítimos. Quando acessados, esses softwares ganham milhões de dólares anuais através de assinaturas enganosas.

Embora a App Store tenha tomado providências para banir da loja os aplicativos acusados por Eleftheriou, suas denúncias mostram que a Apple tem, como ele afirmou em seu tweet, um grande problema para resolver. Vamos aguardar o pronunciamento da Maçã sobre o assunto.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.