Hacker invade estação de tratamento e tenta contaminar água nos EUA

1 min de leitura
Imagem de: Hacker invade estação de tratamento e tenta contaminar água nos EUA
Imagem: WTSP

Um criminoso tentou contaminar a estação de tratamento de água de uma cidade inteira nos Estados Unidos a partir da invasão de computadores do local. O incidente foi registrado no último sábado (5) na delegacia do condado de Pinella, que cuida da cidade de Oldsmar, na região da Flórida.

O invasor conseguiu acesso remoto aos computadores da Oldsmar’s Water Treatment Plant e tentou aumentar a quantidade de hidróxido de sódio na água — a substância é mais conhecida como soda cáustica, utilizada no equilíbrio do pH, mas também uma substância corrosiva em altas quantidades e contato direto com a pele.

De acordo com o relatório, um funcionário da estação percebeu que o cursor estava se movimentando sozinho ao longo do dia. Ele demorou para suspeitar de uma invasão, mas percebeu a tentativa de alteração na quantidade de substâncias químicas despejadas na água, cancelou a operação e alertou as autoridades antes que qualquer incidente fosse registrado.

E agora?

Caso o ataque fosse bem sucedido, a água dificilmente chegaria à população, já que ela passa por mais etapas de verificação e poderia levar até 24 horas para transporte.

Entretanto, a invasão foi considerada de alto risco, com o FBI e o departamento de polícia da região agora investigando o caso. Por enquanto, não há explicações sobre que tipo de ataque remoto foi empregado ou de onde partiram os comandos da invasão.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.