Telegram e Signal venceram WhatsApp em downloads em janeiro

2 min de leitura
Imagem de: Telegram e Signal venceram WhatsApp em downloads em janeiro
Imagem: Pixabay

O mensageiro Telegram foi o aplicativo mais baixado em todo o mundo em janeiro 2021. A informação é da empresa de consultoria SensorTower, que divulgou uma lista com os maiores sucessos das lojas digitais de Android e iOS no início deste ano — sem levar em conta os jogos, que entram em uma categoria separada.

O Telegram é o primeiro do ranking geral, conquistando a liderança na Google Play Store e a quarta colocação na App Store. Outro mensageiro presente de forma surpreendente é o Signal, que levou o bronze no mesmo período, sendo ainda o segundo mais baixado para Android.

Os top 10 geral, para iOS e Android de janeiro de 2021.Os top 10 geral, para iOS e Android de janeiro de 2021.Fonte:  Sensor Tower 

Até o Messenger do Facebook (em décimo) e o chinês WeChat (em nono somente no ranking do iOS) apareceram, indicando que o mês foi movimentado no setor de apps de bate-papo.

O que aconteceu?

O motivo para essa mudança é a polêmica em torno dos novos termos de uso do WhatsApp, que apareceram de surpresa e causaram revolta nos usuários. O motivo é uma mudança em certos itens relacionados à privacidade no contato com as contas comerciais e o envio de informações a terceiros. Como resultado da revolta, o WhatsApp adiou a implementação da medida para maio de 2021 — mas mantém o posicionamento, com um dos diretores acusando a situação de ser uma criação de desinformação.

O WhatsApp, que costuma ser um dos aplicativos mais bem posicionados e dominantes da categoria de mensageiros na lista, ocupa a quinta posição no ranking geral.

Vale lembrar que, por muitos celulares já manterem o app instalado, a "onda" de downloads no Telegram e no Signal pode ser apenas uma curiosidade momentânea ou forma de encontrar alternativas. Estudos feitos ao longo do ano devem mostrar se o mensageiro que pertence ao Facebook de fato vai perder uma fatia de usuários para os concorrentes, que se vendem como mais seguros e privados.

Outros destaques

O ranking mensal da SensorTower confirma a alta na popularidade do TikTok, que é o vice-líder no geral e primeiro no iOS, além do serviço de videoconferências Zoom, que virou um dos favoritos em tempos de pandemia.

MX TakaTak.MX TakaTak.Fonte:  Google Play Store 

O app mais desconhecido do ranking geral é o MX Takatak, um aplicativo de vídeos curtos contracorrente do TikTok, lançado em julho de 2020 com apoio da gigante chinesa Tencent. Esse foi um dos serviços adotados na Índia após o banimento do TikTok no país, que permanece ainda hoje.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.