Copel confirma que sofreu ataques hacker nesta segunda-feira (01)

1 min de leitura
Imagem de: Copel confirma que sofreu ataques hacker nesta segunda-feira (01)
Imagem: Copel Telecom/Reprodução

A estatal paranaense de energia elétrica e telecomunicações Copel, revelou que foi alvo de ataques cibernéticos nesta segunda-feira (01). De acordo com o comunicado aos acionistas, que foi enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) na noite de ontem, alguns servidores da companhia ficaram instáveis.

“Os sistemas de operação e proteção detectaram os ataques e, imediatamente, a companhia seguiu os protocolos de segurança, inclusive a suspensão do funcionamento de seu ambiente informatizado para proteger a integridade das informações”, afirmou a Copel no documento. Segundo a empresa,  já foram adotadas medidas para restabelecer a normalidade e o ataque ainda está sob avaliação.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Imagem do prédio da Copel.Imagem do prédio da Copel.Fonte:  Gazeta do Povo/Reprodução 

Apesar do imprevisto, os serviços de fornecimento de energia elétrica e de telecomunicações não foram afetados. Ainda de acordo com o comunicado, os sistemas da empresa se mantiveram íntegros. Ou seja, não houve vazamento de dados.

Vale lembrar que, assim como a Copel, outras empresas de energia elétrica também foram alvo de ataques hacker durante os últimos meses. Energisa e Light são alguns dos exemplos. Segundo especialistas, a pandemia de covid-19 impulsionou esses eventos, já que o regime de trabalho remoto aumentam a exposição dos sistemas e redes.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.