PS5 e Xbox Series X são usados por hackers para aplicar golpes

1 min de leitura
Imagem de: PS5 e Xbox Series X são usados por hackers para aplicar golpes
Imagem: Sony/Reprodução

Há uma crescente onda de sites fraudulentos que tenta aplicar golpes em consumidores empolgados com a nova geração de consoles. Segundo dados levantados por especialistas da Kaspersky, a grande expectativa pelos consoles PlayStation 5, Xbox Series X e Series S abriu uma janela de oportunidade para phishing e outros ataques hacker.

De acordo com a Kaspersky, só em outubro foram registrados 130 sites maliciosos, caracterizados como “fraudulentos”, que apresentavam a palavra “PlayStation” como foco para alavancar sua posição nas ferramentas de pesquisa. Além de surfar na relevância do console da Sony, os sites ofereciam pré-venda falsa do aparelho, na tentativa de roubar dados sensíveis do usuário.

Em todos os casos, trata-se de uma phishing. O site se passa como um revendedor oficial do PlayStation 5 ou Xbox Series X e oferece os consoles pelos valores sugeridos ou com ofertas mais tentadoras. Atraído pela compra, o consumidor pode ser levado a preencher formulários com informações de cartão de crédito e, assim que enviado, já está nas mãos do atacante.

a  VisualHunt 

“Os sites maliciosos que identificamos buscam especialmente roubar dados pessoais (como nome completo e e-mail) ou até mesmo fazer a vítima pagar pelo produto que não irá receber. Mas é provável que os criminosos também estejam usando essa isca para disseminação de trojans e roubo de outras credenciais”, comenta Fábio Assolini, especialista sênior de segurança da Kaspersky no Brasil.

Um mal recorrente

“Se algo na internet parece bom demais para ser verdade, provavelmente é uma fraude.”, complementou Assolini. Ofertas fora da curva, vindas de sites pouco conhecidos — com escassos comentários no Reclame Aqui, erros gramaticais frequentes e pouca transparência — devem ser analisadas com desconfiança, pois podem ser uma tentativa de golpe.

Os prejuízos para as vítimas podem escalar entre ter seu e-mail vazado para anunciantes não autorizados — ou outros atacantes — até ter seus dados de pagamento roubados pelos criminosos, que podem revendê-las num mercado ilegal de dados e causar graves prejuízos financeiros, seja no momento da compra ou futuramente.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.