Foguete de treinamento pega fogo na base de Alcântara

1 min de leitura
Imagem de: Foguete de treinamento pega fogo na base de Alcântara
Imagem: Agência Brasil/Reprodução
Avatar do autor

Na última quinta-feira (12), um incêndio no Foguete de Treinamento Intermediário (FTI) interrompeu um lançamento no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) no Maranhão. Sem causar maiores danos devido à rápida resposta da equipe de apoio, que controlou as chamas rapidamente, o fogo não deixou vítimas e só gerou atrasos no cronograma.

A Força Aérea Brasileira informou que “após a interrupção do lançamento, houve um pequeno incêndio, que foi prontamente controlado pelo pelotão contra incêndio”. A avaliação com o FTI faz parte da Operação Águia do CLA, iniciada em 9 de novembro e que tem como objetivo treinar equipes e testar equipamentos para lançamento de foguetes.

a  Agência Brasil/Reprodução 

Confira o comunicado da Aeronáutica na íntegra:

“Um Foguete de Treinamento Intermediário (FTI) teve sua sequência de lançamento interrompida, no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), nesta quinta-feira (12/11).

Todos os procedimentos de segurança foram adotados e não houve riscos a nenhum dos profissionais envolvidos. Após a interrupção do lançamento, houve um pequeno incêndio, que foi prontamente controlado pelo pelotão contra incêndio. Uma comissão será designada para apurar as causas da ocorrência.

O lançamento do (FTI) faz parte da Operação Águia, que ocorre desde o dia 09 de novembro, e tem como objetivo o adestramento das equipagens operacionais do CLA, bem como o teste de equipamentos em solo associados às operações de lançamento em Alcântara.".

Ainda não há detalhes sobre a causa das chamas e quais os desdobramentos da interrupção dos testes no cronograma da Operação Águia. Contudo, em breve a Força Aérea Brasileira deve fornecer os detalhes do evento e dar prosseguimento aos testes.

Foguete de treinamento pega fogo na base de Alcântara