Golpe no WhatsApp promete 'cartões Carrefour' já com crédito

1 min de leitura
Imagem de: Golpe no WhatsApp promete 'cartões Carrefour' já com crédito
Imagem: Unsplash

Um novo golpe que utiliza o nome da rede de supermercados Carrefour e que, na verdade, tem o intuito de coletar dados sensíveis de vítimas está circulando pelo WhatsApp, de acordo com a empresa de segurança ESET. Inicialmente, não foram relatados casos de roubo de informações, mas é possível que a ação se trate de um teste preliminar para algo que esteja por vir.

Ainda segundo a companhia, o ataque, de nível internacional, consiste no envio de mensagens que prometem, após a realização de cadastro, o recebimento de um dos 500 cartões de crédito com valores já inseridos que, supostamente, estariam sendo distribuídos pela marca durante o mês de aniversário da empresa, totalizando US$ 19.800 (aproximadamente R$ 102 mil, em conversão direta). Entretanto, não há recompensa alguma pela ação.

"Durante a análise, não detectamos nenhuma tentativa de instalação de qualquer tipo de código malicioso nos dispositivos. Por outro lado, detectamos que a campanha se dirige não só aos países onde se fala espanhol, mas que seu alcance é maior, já que existe uma versão da mensagem do WhatsApp em outros idiomas", explica Luis Lubeck, especialista de Segurança da Informação da ESET América Latina.

Oferta muito boa? Tenha cuidado!Oferta muito boa? Tenha cuidado!Fonte:  Reprodução 

Fique de olho!

Nunca é demais ressaltar algumas dicas de segurança importantes para manter a integridade de suas informações. Por exemplo, neste caso, uma indicação clara de que algo não está certo é o contador de cartões visualizado no site de cadastro. Quando a página é atualizada, ele volta ao número "original", o que indica não haver um registro oficial de concessão de benefícios. Além disso, o site não é o mesmo no qual se poderia fazer compras.

Portanto, fique atento, desconfie de ofertas muito generosas que não sejam de canais oficiais e evite clicar em links suspeitos. Antivírus também são indicados – e ficar de olho nesse tipo de abordagem é extremamente importante, principalmente em época de Black Friday.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.