E-mail falso usa Netflix para tentar roubar dados de usuários

1 min de leitura
Imagem de: E-mail falso usa Netflix para tentar roubar dados de usuários
Imagem: Wired

Um novo ataque de phishing está ganhando espaço e utiliza o nome da Netflix para tentar roubar dados de usuários descuidados. A informação vem da empresa de segurança ESET, que registrou crescimento em golpes do tipo na América Latina.

Segundo a companhia, os cibercrimonosos enviam um e-mail com o nome da Netflix e o assunto "Alerta de notificação". A mensagem diz que o usuário possui atrasos no pagamento da mensalidade do serviço e terá a conta suspensa caso não tome providências rapidamente.

E-mail falso que utiliza o nome da Netflix para tentar roubar dadosE-mail falso que utiliza o nome da Netflix para tentar roubar dadosFonte:  ESET 

O e-mail falso também conta com um botão vermelho com a frase "Atualize seus detalhes de pagamento". A mensagem ainda indica que o usuário deve enviar as informações fiscais, como cartão de crédito e CPF, em até 48 horas.

Como identificar uma mensagem falsa

De acordo com a firma de segurança, os ataques de phishing estão cada vez mais comuns em 2020 e os usuários devem ficar atentos. Segundo um mapeamento da firma, os golpes que tentam roubar informações de usuários tiveram um crescimento de 600% entre julho e janeiro deste ano, em comparação ao mesmo período de 2019.

Ataques de phishing cresceram durante 2020Ataques de phishing cresceram durante 2020Fonte:  ESET 

Os sistemas de spam costumam filtrar e-mails de phishing para evitar problemas para o usuário. Porém, caso a mensagem falsa da Netflix chegue até você, é possível identificar que trata-se de um golpe em certos detalhes.

Apesar de utilizar o nome do serviço de streaming, a mensagem não conta com um e-mail da empresa. Além disso, o link presente também não está dentro dos endereços oficiais da Netflix, o que é outro alerta de um possível golpe.

Outro ponto que merece atenção é o conteúdo do texto da mensagem. Como e-mails de phishing são disparados em grandes quantidades, eventualmente as frases contam com erros de escrita. No caso da mensagem acima, o nome da Netflix aparece no final com letra minúscula, por exemplo.

A ESET também destaca o tom de urgência presente na mensagem. Segundo a empresa, a estratégia é bastante comum em golpes que visam roubar dados bancários de usuários desatentos, já que destaca possíveis consequências e estimula o envio sem que a pessoa pense muito no assunto.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.