Que o Orkut é um fenômeno todos já sabem, pois se você conhecer mais de dez pessoas que nunca tiveram um perfil você pode se considerar um vencedor. Inegavelmente, depois de tanto sucesso, nossos Orkuts estão cada vez mais na mira de golpeadores e usuários que querem ver o Orkut alheio pegar fogo ou roubar dados bancários, logins e senhas.

Há algum tempo era mais comum encontrar vários scraps carregados de vírus nos perfis da rede de relacionamentos. Hoje em dia eles são menos comuns – mas ainda existem – e isso demonstra que os usuários deste serviço estão a cada dia mais atentos e cuidadosos quanto às armadilhas virtuais. Porém, em se tratando de internet, qualquer descuido pode ser a chave para enormes problemas, sejam eles com seu computador, vida pessoal ou financeira.

Curioso, não!

Neste artigo vamos dar algumas de dicas de como não pegar vírus navegando pela internet, mais especificamente no Orkut, e algumas alternativas de como removê-los se você já foi infectado. O primeiro ponto a ser tratado é a curiosidade ou a ingenuidade, visto que a partir destes dois termos é possível abrir as portas da sua máquina.

Curiosidade mata!

Amigo da onça

Os vírus do Orkut, geralmente, infectam um usuário, que os repassam para toda a sua lista de contatos. Estes contatos infectados repassam a contaminação e tudo vira uma bola de neve.

Isso acontece, principalmente, por descuido, ingenuidade ou curiosidade. Muitos casos de contágios por vírus no Orkut ocorreram de scraps enviados a partir da conta de um conhecido ou amigo próximo, desta forma você nem chega a cogitar a hipótese que um amigão seu está enviando vírus. É aí que os enganadores se aproveitam, pois eles usam a proximidade dos seus contatos para atingir seu computador.

Amigo malvado

Primeiras lições

Uma dica básica da nevegação segura, seja no Orkut, email ou sites é: não clique em tudo o que vê, principalmente se o link estiver piscando. Anúncios de prêmios mirabolantes ou promoções imperdívies nunca são o que parecem, já que os piratas virtuais usam assuntos apelativos como: desconto, promoção, traição ou prêmios, por exemplo para chamar sua atenção.

Não clique em nada que pisca!


PEGUEI VÍRUS, E AGORA?


E agora?

Ache o vírus

Como dito anteriormente, a quantidade de vírus circulando pelo Orkut nitidamente diminuiu, mas todo o cuidado é pouco quando se trata deste assunto. Apesar de tantos cuidados, às vezes nos distraímos e clicamos onde não se deve. Se você  teve seu Orkut infectado, não precisa se desesperar e querer deletar seu perfil, pois mesmo sem você acessar o serviço, o vírus estará na sua máquina e todos que fizerem o login a partir dela serão contaminados.

Se seu Orkut está “doente”, a primeira medida que você pode tomar é descobrir qual vírus está no seu computador e, desta forma saber se há um aplicativo específico para a remoção deste tipo de vírus. Você pode procurar pelo vírus no site da Symantec, a qual é uma empresa que oferece soluções no ramo de segurança digital.

Portanto, se você sabe qual é a praga que está infectando sua máquina, faça uma busca aqui no Baixaki pelo nome do vírus, e certamente você encontrará uma opção de aplicativo para removê-lo. Você pode saber mais sobre o assunto, aprender o nome de mais arquivos maliciosos que estão na sua máquina e descobrir suas funções acessando o artigo “Vírus: como identificá-los”

Antivírus em dia

Rémedio em diaPrecaução é palavra chave na navegação de qualquer usuário, por isso é altamente recomendado possuir um bom antivírus na sua máquina para que sempre que houver uma ameaça, ela seja detonada antes de trazer prejuízos. Alguns antivírus são destaques no mercado, como os pagos, Kaspersky, Panda ou Norton, e os gratuitos, AVG, Avast ou Avira.

Não basta apenas ter o antivírus instalado, portanto sempre o atualize caso novas versões surjam. Alguns deles como o Avast, por exemplo, oferecem atualizações diárias, desta forma você sempre estará protegido contra as ameaças mais recentes.

Depois de atualizar o programa, tire um tempo para cuidar da sua máquina, ou seja, passe a varredura completa do seu antivírus e deixe seu PC completamente limpo.

Programa específico

Mesmo com o antivírus mais poderoso, nem sempre é possível encontrar todos os males do seu computador, desta forma recomendamos o download do aplicativo Bankerfix. Este aplicativo foi desenvolvido por brasileiros e está mais próximo da nossa realidade e problemas. Sua principal função é detonar keyloggers, worms, cavalos de Troia e demais ameaças.

Link sem máscaras

Como os links são uma das principais portas de entrada de vírus na sua máquina, é importante sempre tomar cuidado antes de clicar sobre um deles. É sempre bom comparar o endereço do link que foi enviado a você com o seu verdadeiro destino. Isso é muito fácil de fazer, basta passar o mouse sobre o endereço e conferir no seu navegador a correspondência deles.

Links sem segredos


Se você mesmo assim sente medo em clicar, é possível instalar complementos no seu navegador. Uma dica é o McAfee SiteAdvisor que possui versões para Firefox e Internet Explorer.  Este complemento demonstra através de cores a confiabilidade do site: verde (site confiável), vermelha (nem pensar em clicar nesse link), amarela (tome cuidado) e cinza (esse site ainda não recebeu avaliação.

O vírus saiu, e agora?

Dê uma liçãoSe você conseguiu remover o vírus, parabéns! Agora é hora de tomar certos cuidados para não precisar passar pelo mesmo processo novamente.

Portanto, em primeiro lugar, mude sua senha ou login do Orkut ou sites semelhantes, senhas bancárias, de email, de lojas virtuais, pois atrás de um simples vírus podem se esconder as ameaças mais escabrosas. É claro que isso é uma medida de segurança e vai depender do seu grau de incerteza quanto à infecção. 

Depois de remover a ameaça, você pode dizer que aprendeu a não clicar em tudo o que pisca ou que chama a sua atenção, ainda mais se usar assuntos apelativos.

Você pode repassar para seus amigos e conhecidos através do Orkut mesmo tudo o que sabe. Mas, cuidados com links suspeitos, senão você pode correr o risco de ser chamado de reprodutor de vírus mesmo querendo ajudar.

Cupons de desconto TecMundo: