LastPass vai avisar se suas senhas vazarem na deep web

1 min de leitura
Imagem de: LastPass vai avisar se suas senhas vazarem na deep web

O gerenciador de senhas LastPass ganhou ferramentas extras de segurança, incluindo um serviço que identifica logins comprometidos e se suas credenciais já apareceram em bancos de dados na deep web. A funcionalidade faz parte da versão paga do programa, mas os usuários da edição grátis também receberam novidades na plataforma.

De acordo com a LogMeIn, empresa responsável pelo software, a versão premium do LastPass agora é mais proativa na busca por senhas vazadas. Isso acontece graças a uma ferramenta que "monitora a internet profunda" e checa bancos de dados em busca de credenciais do usuário que podem ter sido comprometidas.

Nova função do LastPass permite monitorar senhas em tempo realNova função do LastPass permite monitorar senhas em tempo realFonte:  LogMeIn 

Quando o programa identifica que alguma informação cadastrada vazou na web ou foi roubada por hackers, o LastPass notifica o usuário via e-mail e também por meio de um novo painel de controle. A notificação inclui detalhes sobre o login comprometido e qual foi a plataforma responsável pelo problema.

Novo painel de segurança

Após identificar o problema, o usuário pode facilmente mudar a senha por meio do novo painel de segurança do LastPass. A ferramenta traz uma interface amigável que mostra senhas que foram comprometidas e palavras-passe que são fracas ou reutilizadas, montando uma nota para a sua segurança online.

Novo painel do LastPass também será liberado na versão gratuita do programaNovo painel do LastPass também será liberado na versão gratuita do programaFonte:  LogMeIn 

Enquanto o recurso de busca de senhas na deep web é exclusivo para quem utiliza o LastPass Premium, o painel de segurança também está disponível para a edição gratuita do programa. A novidade chega como uma evolução do Security Challenge, função lançada em 2010 que avalia as senhas do usuário.

A versão gratuita do LastPass pode ser baixada neste site e inclui aplicativos para dispositivos móveis. Caso você queira ficar de olho em suas senhas sem utilizar o programa, o Google Chrome também possui funções de armazenamento de palavra-passe e consegue identificar se alguma credencial foi vazada.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.