Google vai excluir histórico de usuários automaticamente por padrão

1 min de leitura
Imagem de: Google vai excluir histórico de usuários automaticamente por padrão
Imagem: Google/Reprodução
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Na quarta-feira (24) o CEO do Google, Sundar Pichai, anunciou em um post no blog da empresa novas medidas de privacidade para usuários. As mudanças estão relacionadas à exclusão automática dos dados coletados pela companhia.

Entre as mudanças, o Google vai excluir automaticamente o histórico de localização, atividades na Web e de aplicativos após 18 meses após o primeiro uso. Este recurso será adicionado por padrão em todas novas contas do Google. Vale notar que o histórico de localização ainda é desativado por padrão quando uma nova conta é criada.

"Acreditamos que os produtos devem manter suas informações pelo tempo que for útil e que ajudem você", comenta o executivo. Ele diz, ainda, que os produtos da empresa são projetados com "três princípios importantes: manter suas informações seguras, tratá-las com responsabilidade e colocar você no controle".

Contas antigas do Google precisam ativar manualmente a exclusão automática dos dados.Contas antigas do Google precisam ativar manualmente a exclusão automática dos dados.Fonte:  Google/Reprodução 

A exclusão automática do Google funciona nas seguintes áreas:

  • histórico de pesquisa na Web ou no aplicativo do Google

  • histórico de localização

  • histórico do YouTube

  • comandos de voz coletados pelo Google Assistente ou app Google em dispositivos

  • atividade da página inicial do Google

O anúncio, em si, foca na exclusão automática destes dados como o novo padrão. O Google, no ano passado, anunciou que a exclusão dos dados poderia ser ativada entre períodos após três ou 18 meses.

Como excluir minha atividade no Google?

Comercialmente falando, os dados mais recentes, ao serem retidos, podem ter maior valor para anunciantes. Na mesma medida, dados mais recentes de usuários também podem ser mais úteis para suas aplicações individuais.

Os dados ficam armazenados na página "Minha atividade". É possível gerenciar quais dados foram coletados e de onde, além de excluir dados específicos. Nesta página, é possível gerenciar e determinar a exclusão automática desses dados.

Assim, tanto novos usuários quanto os antigos podem entrar na página de atividades da conta e optar por excluir os dados automaticamente ou não.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.