Golpe de Dia dos Namorados promete perfume da marca O Boticário

1 min de leitura
Imagem de: Golpe de Dia dos Namorados promete perfume da marca O Boticário
Imagem: Pixabay

Um novo golpe no WhatsApp tem usado a marca O Boticário para disseminar falsas promoções do Dia dos Namorados. A ação foi analisada por especialistas da dfndr lab, divisão de segurança digital da PSafe, os quais identificaram a veiculação de 10 links falsos em apenas sete dias de operação, quantidade suficiente para gerar 39 mil vítimas de várias parte do Brasil.

A campanha atrai o público por meio da promessa de envio de um perfume masculino ou feminino de O Boticário. Mas, para ganhá-lo, é preciso fornecer dados pessoais e, em seguida, compartilhar uma URL maliciosa com outras cinco pessoas. Para reforçar a “veracidade”, os materiais contêm imagens e comentários de contemplados fictícios, além de sistema que faz menção ao nome dos alvos.

Captura de tela de banners de falsas promoções com a marca O BoticárioCaptura de tela de banners de falsas promoções com a marca O BoticárioFonte:  dfndr lab/Reprodução 

“O cibercriminoso condiciona a vítima a pensar que ela precisa seguir todos os passos para supostamente receber o prêmio. Com isso, ele aproveita da boa-fé da vítima para torná-la um vetor de disseminação do golpe”, destacou Emilio Simoni, diretor do dfndr lab.

Esse formato de crime tem o objetivo de utilizar as informações levantadas para invadir contas bancárias, e-mail e/ou serviços. Ainda podem ser exploradas em solicitação de assinaturas e compras por meio de criação ou venda de cadastros sem consentimento dos donos oficiais.

Materiais promocionais usam comentários e fotos de falsos ganhadoresMateriais promocionais usam comentários e fotos de falsos ganhadoresFonte:  dfndr lab/Reprodução 

Como evitar tentativas de golpe no WhatsApp

Para não cair nesse tipo de golpe, evite tocar em links embutidos em banners ou compartilhados em mensagens do WhatsApp e redes sociais, mesmo que venham de contatos conhecidos. Além disso, procure em sites oficiais de marcas e empresas a existência de promoções ativas.

Use também ferramentas especializadas, como apps detectores de phishing e analisadores de links, como o próprio dfndr lab. Por fim, não forneça seus dados cadastrais a pessoas ou empresas que não consigam comprovar sua procedência.



Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.