Seu celular Xiaomi foi roubado? Cuidado com esse novo golpe

1 min de leitura
Imagem de: Seu celular Xiaomi foi roubado? Cuidado com esse novo golpe
Imagem: Android Authority
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Um novo golpe que está circulando no Brasil chegou para trazer ainda mais azar para quem teve seu celular da Xiaomi roubado. Golpistas estão se passando pela fabricante para roubar dados da vítima e revender o dispositivo furtado.

Um processo comum após ter o celular roubado é utilizar os serviços da Google para bloquear o celular, o que impede o aparelho de ser utilizado por terceiros. O objetivo desse golpe é interceptar informações para tornar o dispositivo operante novamente, facilitando a revenda.

Fonte:  Canaltech/Felipe Demartini 

O contato dos criminosos com a vítima normalmente ocorre por meio de mensagens SMS. Os golpistas se passam por especialistas de segurança da empresa e dizem que a empresa conseguiu recuperar o celular roubado. Para dar mais veracidade ao aviso, os falsários até utilizam dados do aparelho, que normalmente são obtidos antes do bloqueio ser realizado.

Site falso que rouba informações

Além do processo de engenharia social, o golpe também envolve um site falso para roubar as informações. Os endereços online trazem a marca e as cores da Xiaomi e pedem para o usuário fazer login com os dados de sua Conta Mi para recuperar o celular.

Fonte:  Canaltech/Felipe Demartini 

O procedimento acontece em domínios que simulam o site oficial da Xiaomi no Brasil (mi.com/br). Os endereços falsos trazem URLs como "xiaomi.mi-br.co" e "xiaomi-pt.com", visando enganar usuários desavisados. Segundo uma investigação do Canaltech, ambos os domínios mencionados acima são recentes e trazem os dados de registros ocultos.

Como os endereços são utilizados para atividades ilícitas, os navegadores já começaram a marcá-los como sites inseguros. Com isso, até mesmo usuários que não tem muita experiência com tecnologia podem se dar conta que as mensagens são um golpe.

Como se proteger

Antes de tudo, é importante ressaltar que não existem serviços de recuperação de celulares roubados no Brasil feitos em parceria com fabricantes. Com isso em mente, se receber qualquer mensagem do tipo após o furto de um smartphone, fique ligado para o possível golpe.

Ao ter o celular roubado, a dica é realizar o bloqueio online do aparelho assim que possível. A Xiaomi também recomenda que o usuário entre em contato com a operadora para bloquear o IMEI do dispositivo.

Para evitar que dados sejam roubados de redes sociais e outros apps, vale a pena também ativar a verificação em duas etapas, preferencialmente com um segundo dispositivo ou com serviços de e-mail servindo como aparelho de verificação.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.