Saiba se o seu PC ajudou em um maligno roubo de 14 milhões de dólares

1 min de leitura
Imagem de: Saiba se o seu PC ajudou em um maligno roubo de 14 milhões de dólares

A revista Forbes divulgou um anúncio muito interessante do FBI nesta semana. Uma rede de criminosos utilizava a internet para ganhar dinheiro de uma maneira bastante suja: eles utilizavam malwares para modificar as configurações de rede nos computadores infectados, que passavam a utilizar um servidor DNS gerenciado pelos hackers.

Servidores DNS “vampiros” fazem com que os computadores não respondam aos comandos com total exatidão. Sempre que alguém tentava acessar os sites mais populares do mundo, acabava sendo redirecionado para páginas de propaganda, que pagam por visualização.

Além disso, outros sites tinham os anúncios modificados para que os cliques enviassem dinheiro para o grupo criminoso. No total, 4 milhões de computadores foram infectados no processo, gerando lucros de quase 14 milhões de dólares aos responsáveis. Se você quer saber se seu computador também está nessa estatística, siga alguns rápidos passos:

1. Clique sobre o botão “Windows”;

2. Se estiver utilizando o Windows XP, abra a opção "Executar". Usuários do Windows 7 e do Windows Vista podem pular para o passo 3;

3. Digite “cmd.exe” e tecle “Enter”;

4. Na nova tela, digite “ipconfig /all” (há um espaço entre “config” e “/all”);

5. Procure por “Servidores DNS”;

6. Verifique se o endereço mostrado está na lista abaixo.

(Fonte da imagem: Reprodução/Forbes)

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.