Ford Focus e VW Polo podem ser facilmente hackeados

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Imagem: Auto Express/Reprodução
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Um estudo da revista Which? publicado no último dia 9 de abril afirma que dois dos carros mais vendidos na Europa, fabricados por Ford e Volkswagen, apresentam sérias falhas de segurança digital. Se exploradas por hackers, elas colocariam em risco a privacidade dos proprietários e a segurança de motorista e passageiros.

Os carros apontados pela publicação são o Ford Focus Titanium Automatic 1.0 e o VW Polo SEL TSI Manual 1.0, ambos movidos a gasolina. Os dois modelos apresentariam vulnerabilidades capazes de expor dados pessoais dos donos dos automóveis e de facilitar o acesso ao computador de bordo.

No Focus, os pesquisadores afirmaram ser possível interceptar e falsificar as mensagens do sistema de monitoramento da pressão dos pneus, utilizando um notebook e outro acessório encontrado em lojas online. Com isso, seria possível reportar ao usuário uma informação incorreta sobre a situação dos pneus ou até mesmo usar a vulnerabilidade para rastrear a localização do veículo.

O Polo vendido no Reino Unido é um dos modelos afetados.O Polo vendido no Reino Unido é um dos modelos afetados.Fonte:  Autocar/Reprodução 

Já no Polo, a Which? afirma ter conseguido hackear o sistema de infotainment do carro, acessando a lista de chamadas feitas pelo celular conectado via Bluetooth e vários outros tipos de dados. Além disso, a exploração da falha também permitiu ativar e desativar o sistema de tração, aumentando os riscos de acidentes em determinadas condições de pista.

O que disseram as montadoras

Em contato com a revista britânica, a Ford disse que os sensores de pressão dos pneus possuem um curto alcance, exigindo que o invasor esteja bem próximo ao veículo para acessá-los, dificultando ataques remotos. A montadora norte-americana disse ainda que a tecnologia é amplamente usada na indústria automobilística e nunca apresentou problemas.

Por sua vez, a Volkswagen revelou que o seu sistema de informação e entretenimento funciona separado de outros sistemas cruciais do carro, não podendo influenciá-los sem passar despercebido. Apesar disso, a marca alemã confirmou estar analisando as descobertas feitas pela Which?.

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