Kaspersky dá dicas para foliões curtirem o Carnaval em segurança

1 min de leitura
Imagem de: Kaspersky dá dicas para foliões curtirem o Carnaval em segurança

Para ajudar os brasileiros a curtirem o Carnaval sem medo, a empresa internacional de segurança virtual Kaspersky listou uma série de informações úteis que todos deveriam ler antes de cair na folia.

Um levantamento realizado em 2019 demonstrou que, em cada dez entrevistados, dois foram vítimas de fraudes. Entre os principais problemas citados estavam roubo ou furto de celulares (78%) e dinheiro (65%), além de cartões de crédito ou débito (33%).

Aqueles que tiveram documentos roubados não saíram ilesos. A pesquisa apontou que 30% deles tiveram seus nomes utilizados para saques em dinheiro, compras ou abertura de financiamentos e empréstimos. Por esse motivo, é preciso estar atento a algumas estratégias para evitar transtornos.

Em primeiro lugar, lembre-se de colocar senha em seu celular — de preferência com dupla autenticação. Durante esse período, é interessante instalar um aplicativo de segurança. O Kaspersky Internet Security permite que o usuário apague remotamente o conteúdo do dispositivo furtado.

(Fonte: Prefeitura de Fortaleza/Reprodução)

Nesse caso, lembre-se de acessar todas as suas contas (Facebook, Instagram, WhatsApp) e desconectar o dispositivo. Se quiser uma garantia maior, troque suas senhas.

Leia tambémComo tornar o seu WhatsApp seguro contra fraudes e golpes

Saiba qual é o IMEI do seu celular. Esse número permite bloquear o aparelho apenas ligando para a operadora. Além disso, após o registro do boletim de ocorrência, a polícia poderá devolver o celular caso o encontre.

Cuidado com WiFi gratuito. Caso queria acessar alguma rede pública, não acesse páginas que solicitem login e senha importantes, como redes sociais ou aplicativos de bancos.

Se possível, não use USBs públicos para carregar seu celular. É normal ficar sem bateria no fim do dia, mas prefira ter um carregador ou um power bank em mãos. A conexão via USB, além da função de carregamento, permite a transferência de dados, portanto pode haver algum dispositivo conectado do outro lado roubando seus dados.

Gostou dessas informações? Dê sua opinião nos comentários e compartilhe com seus amigos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.