Privacidade em jogo: Google e Tinder são investigados na Europa

1 min de leitura
Imagem de: Privacidade em jogo: Google e Tinder são investigados na Europa
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Nesta terça-feira (04), a Comissão Irlandesa de Proteção de Dados (CIPD) publicou em seu site oficial que abriu duas investigações para determinar se empresas estão desrespeitando o Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) da União Europeia. As empresas sob a mira do órgão são as americanas Google e a Match Group, dona do Tinder.

O CIPD disse que irá investigar a Google devido às denúncias provenientes de organizações que representam consumidores de toda a UE, que apontaram irregularidades no processamento de dados de localização dos usuários por parte da companhia, além da transparência relacionada a esse processamento.

Já em relação ao Tinder, o CIPD afirmou ter recebido reclamações de indivíduos, tanto na Irlanda como no resto da Europa, que citam “o processamento contínuo de dados dos usuários”, a transparência em torno desse processamento, além da conformidade da companhia com as regras sobre solicitações de dados dos usuários.

GDPR é a sigla em inglês para o Regulamento Geral de Proteção de Dados. (Fonte: Pixabay/Reprodução)

O RGDP entrou em vigor na União Europeia em 2018. Entre outras determinações, o conjunto de leis obriga as empresas a armazenar e processador os dados de seus usuários com extrema segurança, impedindo vazamentos de informações, seja por agentes externos ou internos. Além disso, as empresas devem estar aptas a apagar e fornecer cópias dos dados dos usuários, caso haja esse tipo de solicitação.

Se for comprovado que as companhias não acataram com essas determinações, elas podem ser multadas em US$ 22,4 milhões ou em 4% de sua receita mundial total referida ao ano financeiro anterior, o que for maior.

Google e Tinder irão cooperar

Em comunicados à imprensa, porta-vozes das duas empresas disseram que elas estão totalmente alinhadas às exigências do RGDP, e que vão dar total apoio às investigações.

Até janeiro deste ano, a União Europeia já aplicou cerca de US$ 126 milhões em multas por violações ao Regulamento Geral de Proteção de Dados.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.