Hacker que roubou conta de email exige resgate em dinheiro para devolvê-la

1 min de leitura
Imagem de: Hacker que roubou conta de email exige resgate em dinheiro para devolvê-la

(Fonte da imagem: Andy Hall for the Observer)

Um novo modelo de sequestro pode estar dando as caras na internet. Na Inglaterra, um hacker que invadiu a conta de email da jornalista Rowenna Davis exigiu dinheiro para que ela fosse devolvida.

O problema foi notado quando a jornalista foi avisada por amigos que seu email estava disparando informações sobre um assalto que a jornalista possivelmente teria sofrido em Madrid e ainda pedia dinheiro dos amigos de Rowenna para que ela fosse liberada.

Ao notar que as mensagens disparadas não partiam dela, a jornalista passou a trocar emails com a conta antiga a partir de uma nova, sendo que aquela estava em posse do hacker. Segundo ela, o email continha uma lista de mais de 5000 contatos de trabalho. Sem tais nomes, sua vida profissional estava “travada”.

De acordo com os emails revelados pela jornalista, 10 minutos após a primeira mensagem, o hacker já a respondeu, pedindo 500 libras (1,4 mil reais) para devolver a conta para ela, intacta.

Como não possuía essa quantia disponível no momento, Rowenna Davis entrou em contato com oaGoogle e conseguiu alterar a sua senha, recuperando o acesso ao email das mãos do hacker.

(Fonte da imagem: Daily Mail)

Tais casos estão se tornando cada vez mais comuns na internet. Apenas no ano passado, mais de 3 mil pessoas reportaram situações parecidas, sendo que nem todos acabaram com finais felizes como o de Rowenna. Normalmente os ataques procedem de programas-espiões, que capturam a senha da vítima e a enviam para o hacker.

Outra forma de atacar as contas pode ser através da própria quebra de senha. Por isso é importante que os usuários desenvolvam combinações que dificultem a vida dos hackers.

As ameaças continuam

Depois de revelar a história ao The Guardian, o hacker voltou a ameaçar Rowenna. Dessa vez afirmando que iria revelar segredos dela, pois ele teria ficado com uma cópia de todos os emails da jornalista.

Toda a conversa entre ela e o hacker pode ser acompanhada neste endereço (em inglês).

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.