Universidade Estácio de Sá é hackeada e fica offline para alunos

1 min de leitura
Imagem de: Universidade Estácio de Sá é hackeada e fica offline para alunos

A Universidade Estácio de Sá (UNESA) supostamente está lidando com uma invasão hacker em seus servidores. Para lidar com o problema, a equipe de TI da universidade teria pedido para todos os cabos de rede em computadores da instituição serem desplugados. A UNESA ficou offline boa parte da última quarta-feira (26) para professores e alunos.

Os problemas acarretados pelo sistema offline envolvem provas online canceladas e alunos e funcionários sem acesso ao sistema

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Segundo o portal “Eu,Rio”, um colaborador interno da universidade afirmou que o sistema está fora do ar por suspeita de roubo de dados (posicionamento da universidade abaixo do texto). A Estácio de Sá possui 93 campus pelo Brasil com mais de 292.5 mil alunos presenciais e 189.6 mil alunos via EAD.

Ao que parece, o acesso aos sistemas da UNESA continua apresentando dificuldades, mas a universidade deverá soltar um comunicado oficial ainda nesta quinta-feira (27) sobre o caso.

Os problemas acarretados pelo sistema offline envolvem provas online canceladas e alunos e funcionários sem acesso ao sistema. Nas redes sociais, circularam emails que suspostamente teriam sido enviados pela equipe de TI durante identificação do problema. Os emails pedem para que cabos sejam desplugados e que “máquinas sejam desligadas com urgência”.

Posicionamento da Estácio

Na quarta-feira, alguns computadores de colaboradores da Estácio foram alvo de uma tentativa de invasão. Assim que a tentativa foi constatada, a empresa adotou o procedimento padrão nesses casos, que é iniciar um plano de contingência e tirar a rede do ar. O objetivo desse tipo de atitude é conter a invasão, preservando as informações dos nossos alunos, e foi alcançado com sucesso: nenhum dado foi vazado ou alterado.  

Embora o ataque tenha sido contido, o restabelecimento de uma rede complexa como a da Estácio leva tempo. Por isso, as provas dos nossos cursos de Ensino a Distância foram suspensas temporariamente.

As equipes internas estão atuando para normalizar a operação da rede -- que, por sua complexidade e abrangência, demanda tempo para ser totalmente restabelecida.

emailSupostos emails

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.