iPhone: 10 configurações de privacidade que você deveria ativar

3 min de leitura
Imagem de: iPhone: 10 configurações de privacidade que você deveria ativar
Avatar do autor

Existe uma série de configurações que podem ser feitas no iPhone para garantir mais segurança ou um melhor desempenho do aparelho. Muitas vezes, quando um aplicativo pede permissão para usar algum recurso, ele pode também conseguir informações privadas do usuário, deixando-o exposto à ação de hackers.

Confira 10 dicas para evitar esse tipo de problema.

1. Ativar PIN do SIM

Ter o celular roubado já é algo ruim. Se a pessoa ainda conseguir acesso aos dados do seu chip SIM, a situação fica ainda pior. Para evitar esse problema é possível habilitar o PIN do chip. Para fazer isso, abra o menu Configurações > Dados do celular > PIN do SIM, ative a opção "PIN do SIM",  insira o PIN e pronto.

2. Ajustar o bloqueio automático

O iOS bloqueia automaticamente o iPhone após um período predefinido, quando ele fica algum tempo sem uso. Isso não apenas evita o consumo desnecessário de energia mas também impede que outras pessoas visualizem seu conteúdo. Para ativar essa opção, abra o menu Configurações > Tela e Brilho > Bloqueio automático. Você poderá definir o tempo mínimo para que o bloqueio ocorra automaticamente.

3. Bloquear acessórios USB suspeitos do seu iPhone

É possível acessar os dados do seu iPhone através da entrada USB. Para combater isso, a Apple lançou o Modo restrito USB, que basicamente exige que você desbloqueie o iPhone com a identificação de rosto, touch ID ou senha sempre que se conectar a um dispositivo USB. Para ativar essa opção, acesse o menu Configurações > TouchID/Face ID e Código > Acessórios USB.

4. Apagar automaticamente mensagens antigas

O iPhone mantém as mensagens salvas permanentemente como padrão, mas isso pode servir para um hacker ter informações privadas sobre você. Para não precisar apagar cada uma das suas conversas, você pode habilitar uma opção para que o sistema limpe os chats automaticamente de tempos em tempos. Para isso, abra o menu Configurações > Mensagens > Manter Mensagens e escolha o tempo que você quer que as mensagens fiquem salvas.

5. Desativar "Elevar para Despertar"

Quando ativado, "Elevar para Despertar" permite que você ative a tela do seu iPhone simplesmente levantando-o de uma posição plana. No entanto, a funcionalidade tem algumas desvantagens no que diz respeito à privacidade e segurança, pois qualquer pessoa pode ver as notificações no display do seu iPhone. Para evitar isso, acesse o menu Configurações > Tela e Brilho > Elevar para Despertar.

6. Desativar os desbloqueios por Touch ID e ID de Face

O iPhone tem um recurso que pode ser visto como algo prático, mas que também pode trazer problemas de segurança: o desbloqueio de tela com a digital ou com reconhecimento facial. Mesmo que na prática você ganhe tempo, ambas são mais fáceis de serem falsificadas do que uma senha pessoal. Para evitar esse tipo de problema, vá para Configurações > TouchID/Face ID e Código e desabilite as opções que você achar mais perigosas.

7. Limitar o acesso à localização

Dar acesso para um aplicativo saber a sua localização pode ser muito prático quando você precisa pedir um Uber ou acessar o Google Maps. Mas esse acesso pode deixá-lo exposto de diversas formas. Para evitar problemas, vá para Configurações > Privacidade > Serviços de Localização. Você verá os aplicativos que utilizam a sua localização e poderá desabilitá-los. Você pode permitir a opção "Enquanto estiver usando o aplicativo", nos casos dos apps que usa com mais frequência.

8. Limitar acesso do microfone e da câmera a determinados aplicativos

Muitos aplicativos pedem acesso ao microfone e à câmera. Você pode conferir quais apps estão utilizando esse recurso e cancelar os acessos. Para isso, acesse o menu Configurações app > Privacidade. Toque em "Microfone" e desabilite a opção ao lado do aplicativo que você não quer mais que use o seu microfone. O procedimento para o uso da câmera é o mesmo.

9. Personalizar privacidade e segurança no Safari

O Safari torna a navegação na web mais segura e você pode personalizá-lo para manter rastreadores de dados sob controle. Para fazê-lo, entre no menu Configurações > Safari > Privacidade e segurança. Você pode habilitar opções como impedir o acompanhamento de sites, bloquear todos os cookies, receber avisos fraudulentos de sites e muito mais.

10. Manter o iPhone sempre atualizado

Semelhante a outros sistemas operacionais e softwares no mercado, uma das maneiras mais seguras de se antecipar a possíveis ameaças de segurança é manter o dispositivo sempre atualizado. E você pode deixar o seu iPhone configurado para que atualize automaticamente. O procedimento é: Configurações > Geral > Atualização de Software. Basta ativar a opção "Atualizações Automáticas" e o seu dispositivo será atualizado automaticamente sempre que um novo patch for lançado.

Cupons de desconto TecMundo:

Comentários

Conteúdo disponível somente online
iPhone: 10 configurações de privacidade que você deveria ativar