Microsoft Office é principal porta de entrada para hackers invadirem seu PC

1 min de leitura
Imagem de: Microsoft Office é principal porta de entrada para hackers invadirem seu PC
Imagem: kaspersky

Ao passo que o Microsoft Office é extremamente útil e essencial para tarefas cotidianas de quem trabalha com o computador, a suíte de apps para produtividade mais popular do mundo também é considerada solo fértil para ataques de hackers. As informações são da Kaspersky Lab, que produziu um relatório sobre todas as ameaças que a empresa de segurança digital já encontrou na web.

Segundo o relatório, 70% de todos os ataques estudados tentam explorar alguma vulnerabilidade dos aplicativos do Office ou mesmo tentam enganar usuários ao se passarem por arquivos de texto, planilha e por aí vai. Por conta da imensa popularidade e também pelo fato de a suíte ser compatível com muitos formatos de arquivo, os hackers focam seus esforços nos programas da Microsoft.

officeNavegadores ficaram mais seguros desde 2014 (fonte: Kaspersky)

70% de todos os ataques estudados tentam explorar alguma vulnerabilidade dos aplicativos do Office

Além dos 70% de ataques direcionados ao Office, temos ainda mais 14% de ameaças que focam seus esforços nos mais diferentes navegadores web. Em outras palavras, é mais fácil você se tornar vítima de um ciberataque por conta do Word do que pelas entranhas do Chrome.

O relatório também afirma que navegadores web vêm investindo muito tempo e recursos em melhorias de segurança, o que tem surtido efeito nos últimos anos. Seja como for, a grande maioria dos ataques recentes ao Office têm focado em vulnerabilidades conhecidas como CVE-2017-11882 e CVE-2018-0802, as quais já podem ser corrigidas com atualizações de sistema e de antivírus.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.