Perigo: 39% dos pais postam fotos de filhos com poucas roupas na internet

3 min de leitura
Imagem de: Perigo: 39% dos pais postam fotos de filhos com poucas roupas na internet

Muitas pessoas utilizam o Instagram e o Facebook como um repositório de imagens de sua própria família. Veja, não há um problema para isso — ok, alguns, mas isso é outro assunto —, o problema são as fotos de crianças em roupas íntimas e, em alguns, sem qualquer roupa.

Postar foto de criança com pouca roupa não é legal, independentemente do tamanho do seu amor

Segundo pesquisa da Kasperksy Lab, 41% dos latino-americanos admitem a publicação de fotos em redes sociais de seus filhos, irmãos, sobrinhos ou outros menores de idade, em que aparecem com pouca roupa. Sobre os brasileiros, esse número cai para 39%.

A pesquisa também revelou que as mulheres são as que mais postam: 46% contra 35%, dos homens. Já o grupo de idade que mais posta essas fotos está entre 25 e 34 anos, com 46% — o menor grupo, com 37%, engloba de 35 até 50 anos.

"Os pais são responsáveis pelo que acontece na vida digital de seus filhos e devem tomar as medidas necessárias para proteger os pequenos dos perigos que se escondem na internet. Além disso, os adultos devem dar o exemplo adotando um comportamento responsável ao navegar online", afirma Dmitry Bestuzhev, diretor da Equipe de Pesquisa e Análise para a América Latina da Kaspersky Lab.

Qual é o perigo?

Postar foto de menor com pouca roupa não é legal, independentemente do tamanho do seu amor. Primeiro, a internet está recheada de desconhecidos, você não está em um mundo reservado. Usuários mal intencionados, quando encontram perfis públicos do Facebook ou do Instagram, podem baixar e compartilhar imagens de crianças para fins sexuais ou pedofilia.

Fico impressionado com o que os usuários podem compartilhar online e como estamos expondo nossos filhos

A Kaspersky adiciona: “Em segundo, há o cyberbullyng que as crianças podem sofrer em sua adolescência se as imagens publicadas forem usadas como material para piadas, sexorsão ou cyberbullying e por último, os próprios pais se tornam uma ameaça para seus filhos quando compartilham essas imagens de maneira excessiva e indiscriminada”.

Dmitry Bestuzhev confessou que “como profissional de cibersegurança, que passa muito tempo em redes sociais, fico impressionado com o que os usuários podem compartilhar online e como estamos expondo nossos filhos a viverem um tormento no futuro. Em essência, as redes sociais facilitaram o compartilhamento de nossas vidas, momentos e memórias, mas a desvantagem é que é tão fácil de fazer, que não reservamos um momento para pensar em quem tem acesso à essas informações e às possíveis consequências que isso pode causar nos nossos filhos no futuro, uma vez que o que é publicado online vai viver para sempre no ciberespaço”.

  • A Kaspersky compartilhou algumas dicas sobre o assunto:
  • Não tenha um perfil público de suas redes sociais. Se você tem um perfil público no Facebook ou no Instagram, você está convidando qualquer pessoa com uma conexão à internet para ver suas fotos. Todos têm o direito de ter alguma privacidade online, por isso recomendamos fornecer acesso somente às pessoas com quem você realmente tem contato. Você também pode alterar a privacidade de cada publicação e, assim, decidir o que as pessoas podem ver. Cuidado, as redes sociais frequentemente enviam atualizações para suas políticas de privacidade e é importante lê-las com cuidado e saber qual foi a mudança, pois os parâmetros que você definiu podem ter sido revertidos e expor suas informações
  • Não compartilhe fotos dos filhos de outras pessoas. Os pais têm o direito de saber quem pode ver e comentar as fotos de seus filhos. Se eles decidirem mantê-los longe das redes sociais ou configurar sua privacidade online, eles estarão em seus direitos como pais e responsáveis e os usuarios não terão o direito de fazer o contrário.
  • Não crie um perfil para um menor. Existem razões pelas quais as redes sociais exigem uma idade mínima para criar um perfil, associado, principalmente, com a segurança online da criança. Por outro lado, a privacidade da criança deve ser respeitada, uma vez que certas imagens compartilhadas por pais ou outros parentes podem causar descontentamento e desconforto no futuro, ou podem ser disseminadas e usadas por terceiros para propósitos ruins.
  • Não publique fotos de seus filhos ou sobrinhos na banheira/banho. É necessário refletir: não é porque são crianças que suas partes íntimas devem ser expostas ao mundo. Provavelmente não há intenção ruim de publicar em redes sociais a fotografia de um bebê seminu ou criança brincando com seu patinho de borracha, aprendendo a andar ou correndo pelo quintal, mas não podemos esquecer que no mundo existem pessoas que vendem esse tipo de imagens com fins indecorosos e outros que pagam por eles. É importante que, como adultos responsáveis, ajudemos a preservar a privacidade de nossos parentes mais jovens

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.