Venezuela bloqueia acesso à Wikipedia após edição contra Maduro

1 min de leitura
Imagem de: Venezuela bloqueia acesso à Wikipedia após edição contra Maduro

A Venezuela bloqueou o acesso à Wikipedia, maior enciclopédia online, no último sábado (12). Dessa maneira, agora a Venezuela figura ao lado da Turquia como o segundo país no mundo a impedir que seus cidadãos possam navegar no domínio, afirma o grupo de direitos digitais NetBlocks.

Uma "guerra de edição" causou o fechamento da Wikipedia na Venezuela

O acesso foi bloqueado pela CANTV, rede de telecomunicações estatal venezuelana. Hoje, a Venezuela conta com cerca de 16 milhões de pessoas com acesso à internet — enquanto isso, o Wikipedia recebia cerca de 60 milhões de visualizações mensais do país sul-americano.

O banimento da Wikipedia aconteceu por causa de uma polêmica, afirma o NetBlocks. Um artigo editado no site listava Juan Guaidó, presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, como o “51° presidente da República Bolivariana da Venezuela”. Ou seja, retirando o presidente Nicolás Maduro de sua função oficial, cargo que ocupa há mais de cinco anos.

A edição colocada na Wikipedia teria sido a gota d’água para o governo, que resolveu a questão bloqueando o acesso completo ao site.

Como acessar após bloqueios

Para acessar sites bloqueados por região, você pode buscar o acesso por meio de redes privadas virtuais (VPN). É interessante notar que as VPNs gratuitas podem ser boas em um primeiro momento, porém, nunca se tem certeza sobre como seus dados são protegidos em VPNs gratuitas.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.