Sistema de segurança na China identifica pessoas pela maneira como andam

1 min de leitura
Imagem de: Sistema de segurança na China identifica pessoas pela maneira como andam
Avatar do autor

Sistemas de câmera de segurança que utilizam algum tipo de inteligência artificial para identificar pessoas sempre foram polêmicos e motivo de discussões sobre ética. Segundo informou a Associated Press, as cidades de Pequim e Xangai já possuem sistemas de vigia que são capazes de reconhecer transeuntes pela maneira como caminham pelas ruas.

Os sistemas de reconhecimento facial já são comuns na China e até o ano de 2020 o país pretende criar uma plataforma que vai dar nota para as pessoas de acordo com o seu comportamento

O programa capaz de realizar esse reconhecimento foi criado pela empresa chinesa Watrix e é mais complexo do que apenas um sistema que faz a captura de imagens dos rostos das pessoas e as identifica – ele é capaz de reconhecer alguém sem ver sua face, apenas pela maneira como se portam e se movimentam. Tudo isso pode ser feito a até 50 metros de distância de uma pessoa.

O Grande Irmão vê tudo!

Os sistemas de reconhecimento facial já são comuns na China e até o ano de 2020 o país pretende criar uma plataforma que vai dar nota para as pessoas de acordo com o seu comportamento diante dessas câmeras. Qualquer semelhança com um episódio da série "Black Mirror" ou com as tele-telas do livro "1984" não é apenas coincidência.

Apesar de ainda não ser capaz de identificar pessoas em tempo real, o software da Watrix extrai a silhueta de uma pessoa de um vídeo e analisa seu movimento para gerar um modelo de como ela caminha. Caso isso se torne mais popular com o tempo e em outros lugares, poderemos enfrentar tempos sombrios pela frente.

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Sistema de segurança na China identifica pessoas pela maneira como andam