Anonymous hackeia prefeitura de São Gonçalo (RJ) 'contra o fascismo'

3 min de leitura
Imagem de: Anonymous hackeia prefeitura de São Gonçalo (RJ) 'contra o fascismo'
Avatar do autor

A célula AnonyInfo, que atua sob as bandeiras da Anonymous, realizou um ataque hacker contra o site da Prefeitura de São Gonçalo, Rio de Janeiro, na noite de segunda-feira (08). Em documento publicado na internet, a célula divulgou emails de administradores e funcionários com as respectivas senhas em hash MD5 — uma forma de criptografia para “esconder” a senha, porém, pode ser facilmente descriptografada.

São Gonçalo é um município da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, próxima ao município de Niterói. De acordo com a célula, o ataque foi realizado como parte da #OpEleiçãoContraOFascismo, uma operação de células Anonymous que visa lutar contra narrativas de extrema-direita.

A Anonymous tomou conhecimento do movimento de extrema-direita no Brasil que está ganhando força dentro de suas eleições atuais, disse a célula

“A Anonymous tomou conhecimento do movimento de extrema-direita no Brasil que está ganhando força dentro de suas eleições atuais. Nós não podemos, e não ficaremos de braços cruzados enquanto o povo do Brasil se inclina para as garras do fascismo”, escreveu a célula. “Um candidato de extrema-direita, Jair Bolsonaro, acaba de ganhar o primeiro turno das eleições presidenciais brasileiras. Ele prometeu duras punições para os infratores. Ele regularmente faz declarações racistas, homofóbicas e misóginas. Bolsonaro argumentou que ele nunca aceitaria a derrota na eleição e sugeriu que o exército poderia concordar com a sua opinião. Ele é uma clara ameaça à democracia. Decidimos tomar partido e tomar medidas contra o governo do Brasil. Nós estamos do lado da liberdade e da democracia. Estamos do lado do povo”.

Ao que parece, a AnonyInfo é uma célula internacional da Anonymous. Enquanto isso, uma célula brasileira (AnonOpsBR) atacou o Ministério da Defesa sob a #OpEleiçãoContraOFascismo no dia 25 de setembro.

dadosDados

Leia o manifesto da Anonymous na íntegra:

A Anonymous tomou conhecimento do movimento de extrema direita no Brasil que está ganhando força dentro de suas eleições atuais. Nós não podemos, e não ficaremos de braços cruzados enquanto o povo do Brasil se inclina para as garras do fascismo. Nós acreditamos acontecerão mais mudanças na forma como o mundo é organizado e, enquanto isso acontece, todos os cidadãos do mundo devem lutar dia e noite para garantir que seus países não caiam no fascismo e no autoritarismo. Então, que nunca mais pequenos grupos de pessoas sejam capazes de restringir as liberdades fundamentais do coletivo que é a humanidade.

Um candidato de extrema-direita, Jair Bolsonaro, acaba de ganhar o primeiro turno das eleições presidenciais brasileiras. Ele prometeu duras punições para os infratores. Ele regularmente faz declarações racistas, homofóbicas e misóginas. Bolsonaro argumentou que ele nunca aceitaria a derrota na eleição e sugeriu que o exército poderia concordar com a sua opinião. Ele é uma clara ameaça à democracia. Decidimos tomar partido e tomar medidas contra o governo do Brasil. Nós estamos do lado da liberdade e da democracia. Estamos do lado do povo.

Ao governo do Brasil: preste atenção a esse aviso. Quaisquer ataques a seus cidadãos não serão tolerados. Não vamos tolerar ameaças contra a democracia e a liberdade do seu povo. Se nossas palavras forem ignoradas, nós iremos retaliar e nós não cessaremos até que o governo ouça a reivindicação de liberdade de seu próprio povo.

Para o povo brasileiro: lembre-se que a Anonymous está com você em sua luta contra o fascismo. Nós estamos juntos, unidos contra esta opressão. Esta é uma batalha que é travada, não só para você, mas para servir como um precedente e declaração para o mundo. Nós nos unimos para enviar uma mensagem que nós, na verdade, não somos simplesmente cidadãos tranquilos que podem ser vendidos e engasgados em submissão. Quando forçados a enfrentar a ameaça de opressão, podemos ser barulhentos como o inferno - e quando as pessoas rugirem, vamos causar arrepios nas espinhas de todos aqueles que querem sufocar nossa liberdade e levar nossas preciosas liberdades para longe.

A Anonymous tem assistido a desenvolvimentos recentes nos EUA, Reino Unido, Espanha, Turquia e muitos outros países com uma grande quantidade de atenção. Tenha isso em mente, pois você pode ser o próximo! Incluímos um pequeno vazamento de pmsg.rj.gov.br abaixo, isso é apenas nosso primeiro ataque.

Nós somos anônimos. Nós somos legião. Nós não perdoamos. Nós não nos esquecemos. Nos espere”.

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Veja também
Anonymous hackeia prefeitura de São Gonçalo (RJ) 'contra o fascismo'