Golpe no WhatsApp atingiu quase 3 mil pessoas na primeira hora

2 min de leitura
Imagem de: Golpe no WhatsApp atingiu quase 3 mil pessoas na primeira hora

Um novo golpe no WhatsApp oferece até 20 GB de internet grátis por 60 dias para qualquer cliente de operadora no Brasil. Segundo o dfndr lab, laboratório da PSafe especializado em cibersegurança, cerca de 2,6 mil pessoas foram atingidas na primeira hora em que golpe começou a surgir na sexta-feira passada (30).

  • O número pode ser bem maior, visto que o dfnr contabilizou apenas os usuários com o aplicativo antivírus da empresa instalado

golpeMensagem falsa

"Os cibercriminosos se aproveitam do fato de 69% da população brasileira se conectar à internet via smartphone, segundo dados do IBGE, para atraírem a atenção da população e, com isso, têm conseguido a marca de mais de 45 acessos por minuto à página do golpe, chegando a 2.600 acessos bloqueados pelo app dfndr security somente na primeira hora", notou o laboratório.

O golpe é caracterizado como phishing. Caso você não saiba, phishing é um dos métodos de ataque mais antigos, já que "metade do trabalho" é enganar o usuário de computador ou smartphone. Como uma "pescaria", o cibercriminoso envia um texto indicando que você ganhou algum prêmio ou dinheiro (ou está devendo algum valor) e, normalmente, um link acompanhante para você resolver a situação. O phishing também pode ser caracterizado como sites falsos que pedem dados de visitantes. A armadilha acontece quando você entra nesse link e insere os seus dados sensíveis — normalmente, há um site falso do banco/ecommerce para ludibriar a vítima —, como nome completo, telefone, CPF e números de contas bancárias.

O golpe foi bem feito: mais de 45 acessos por minuto 

Neste novo golpe, "ao clicar no link, o usuário é direcionado para uma página na qual ele é informado que foi selecionado para ganhar até 20GB de internet e apresenta, ainda, um número fictício de quantidade de pacotes grátis disponíveis para habilitação. Nesta página, o usuário é orientado a responder perguntas (...) Após responder à última pergunta, a pessoa é informada que, para ativar o pacote gratuito de até 20GB de internet, ela deverá compartilhar com três amigos e grupos de WhatsApp. Após o compartilhamento, a suposta oferta de internet móvel estaria disponível em até cinco minutos para o usuário. No entanto, ao invés disso, surge uma página de alerta no celular da vítima informando supostos problemas no celular e orientando o download de aplicativos maliciosos".

Segundo Emilio Simoni, diretor do dfnr lab, a "internet se democratizou no Brasil por meio do celular e esta semana a pesquisa TIC Domicílios divulgou que praticamente metade da população brasileira se conecta exclusivamente pelo celular. Com isso, os cibercriminosos se aproveitam do contexto e da necessidade do brasileiro de se manter conectado para tentar atrair suas vítimas. Que usuário não gostaria de receber gratuitamente 20GB de internet por dois meses? No entanto, é justamente por ser uma promoção muito atrativa que as pessoas devem desconfiar".

Como se proteger desse tipo de ataque? Melhores práticas: é importante pensar antes de clicar antes de clicar em links desconhecidos. Além disso, evite fazer o download de apps fora das lojas de aplicativos oficiais. Por último, é necessário atualizar regularmente as credenciais e os sistemas operacionais e aplicativos do dispositivo

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.