Update do iOS traz Modo Restrito para evitar destravamento forçado via USB

1 min de leitura
Imagem de: Update do iOS traz Modo Restrito para evitar destravamento forçado via USB

Apple já havia citado um “Modo Restrito USB”, que viria com o iOS 12 para evitar que dispositivos de quebra de senhas, como o GrayKey, possam ser conectados aos aparelhos via entrada USB. com a novidade, a porta fica desativada quando os sistemas estão bloqueados por mais de uma hora. Eis que nem precisou esperar tanto: a atualização já veio nesta segunda-feira (09), junto com a versão 11.4.1.

Depois de realizar o update, é preciso entrar em Configurações e, logo abaixo da Senha & Face ID (ou Touch ID) você verá uma nova caixa de ativação, chamada de “Acessórios USB”, com a descrição “Desbloquear a permissão para que acessórios possam ser conectados via USB mais de uma hora após o bloqueio do seu iPhone”. Essa opção já vem desligada, então, para usá-la é preciso simplesmente mantê-la assim.

Bem, além de assegurar uma camada extra de proteção contra invasores que usam meios físicos para extrair seus dados, essa é uma resposta à Justiça norte-americana, que segue em um jogo de gato e rato com a Maçã já há alguns anos. Um dos mais notórios casos a respeito é o do FBI, que em 2016 requisitou software especial para que agentes da lei possam superar a encriptação de seus produtos no caso de investigações.

usb apple

Como a companhia negou, desde então muitos oficiais, não somente do FBI como até mesmo os oficiais de patente inferior, têm usado de métodos, digamos, “especiais” para conseguir destravar os aparelhos. Aliás, pesquisadores afirmam já terem conseguido explorar uma falha nesse Modo Restrito USB.

Bem, além disso, a Apple também aproveitou para consertar alguns bugs. Se você quer atualizar seu iPhoneiPadiPod touch e quer saber como fazer isso, o passo-a-passo está aqui.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.