A Google anunciou que está adicionando uma camada de segurança de metadados aos APKs para Android distribuídos na Google Play Store. De acordo com a empresa, ela está fazendo isso para ajudar os desenvolvedores a alcançar um público mais amplo, "especialmente em países onde o compartilhamento de APKs diretos é comum devido a planos de dados caros e conectividade limitada".

Uma das ideias é que os dispositivos possam conferir a autenticidade de um aplicativo, checando se ele está presente na Play Store. Isso poderá ser feito até com o aparelho offline — e, quando online, atualizações também poderão ser realizadas.

O Android será capaz de identificar um APK legítimo recebido por outro aparelho

O que isso significa, de maneira direta? Que você não precisará gastar seus dados para garantir que está instalando um aplicativo seguro. Com essa nova camada, o Android será capaz de identificar um APK legítimo recebido por outro aparelho.

Mesmo assim, vale a dica de sempre: se você não está acostumado a lidar com questões de privacidade e segurança, não faça downloads por fora da Google Play e tome cuidado com APKs provenientes de outros meios.

Cupons de desconto TecMundo: