menu
Logo TecMundo
Segurança

Suposta falha de segurança no desbloqueio do iPhone não era real

Pesquisador acreditou que era possível burlar função que apaga dados do aparelho quando a senha errada é inserida muitas vezes, mas tudo não passou de um engano nos testes

schedule25/06/2018, às 09:04

Fonte:

Imagem de Suposta falha de segurança no desbloqueio do iPhone não era real no tecmundo

Durante o fim de semana, uma suposta falha de segurança grave envolvendo o desbloqueio de dispositivos da Apple foi divulgada e rapidamente desmentida pela companhia. Na sexta (22), o pesquisador na área de segurança Matthew Hickey afirmou que seria capaz de burlar a função “Apagar Dados” e tentar desbloquear um iPhone quantas vezes fosse necessário para conseguir acesso aos dados dele.

A ferramenta “Apagar Dados” deleta todos os arquivos do aparelho e limpa completamente o dispositivo quando alguém erra o código PIN de desbloqueio muitas vezes. Isso é feito para evitar que uma pessoa na posse de um celular roubado, por exemplo, fique tentando combinações diferentes de senhas até acertar.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Em uma série de tweets, Hickey disse que seria capaz de burlar essa medida de segurança ao conectar o iPhone a um computador e enviar todas as possíveis as senhas em uma única série de comandos. Ele gravou o vídeo abaixo mostrando a suposta falha, que estaria presente até mesmo no iOS 11.3, a versão mais recente do sistema operacional móvel da Apple.

— Hacker Fantastic (@hackerfantastic) 22 de junho de 2018

No entanto, a Apple deu uma reposta quando o caso começou a chamar atenção na internet. No sábado (23), uma porta-voz da empresa disse que a suposta falha era um erro e foi resultado de testes incorretos por parte do pesquisador. Hickey acabou admitindo que pode mesmo ter cometido um erro durante os testes.

“Eu voltei e chequei novamente todos os códigos e testes. Quando eu enviava códigos para o celular, parecia que vinte ou mais eram inseridos, mas, na realidade, apenas quatro ou cinco eram realmente enviados para serem checados”, disse o pesquisador.

Uma porta-voz da Apple disse que a suposta falha era um erro e foi resultado de testes incorretos por parte do pesquisador.

Aparentemente, a velocidade das entradas era tão rápida que o iPhone não registrava todas. No vídeo, Hickey deixa o programa criado por ele testar algumas senhas automaticamente antes de inserir manualmente o código correto. Acontece que o iPhone não chegou a realmente registrar as tentativas anteriores e não iria desbloquear mesmo que o código certo fosse inserido em uma delas.

De qualquer forma, a Apple promete continuar melhorando a segurança dos seus dispositivos com atualizações do sistema operacional. No iOS 12, uma função chamada USB Restricted Mode vai desativar a porta Lightning do iPhone quando ele passar mais de sete dias sem ter sido desbloqueado.