Homens caem em mais golpes que mulheres no WhatsApp

1 min de leitura
Imagem de: Homens caem em mais golpes que mulheres no WhatsApp

O número de homens que caem em golpes no WhatsApp é até três vezes maior que o número de mulheres, segundo o relatório do 3º Relatório da Segurança Digital no Brasil, estudo trimestral do dfndr lab, laboratório de segurança da PSafe.

Como mostra o estudo, entre janeiro e março de 2018, os homens acessaram 29.166.764 links maliciosos via WhatsApp. O número é cerca de 3.5 vezes maior que o total de links acessados por mulheres, que clicaram em 8.277.316 endereços maliciosos no mesmo período.

Os homens caem em muitos golpes com pornografia e futebol

Vale notar que o phishing é o tipo de ataque cibernético que deixa mais vítimas. Segundo Emilio Simoni, Diretor do dfndr lab, "isto acontece porque, através do WhatsApp, app mais usado pelos brasileiros, os golpes viralizam rapidamente, atingindo um grande número de pessoas".

Phishing é um dos métodos de ataque mais antigos, já que "metade do trabalho" é enganar o usuário de computador ou smartphone. Como uma "pescaria", o cibercriminoso envia um texto indicando que você ganhou algum prêmio ou dinheiro (ou está devendo algum valor) e, normalmente, um link acompanhante para você resolver a situação. O phishing também pode ser caracterizado como sites falsos que pedem dados de visitantes. A armadilha acontece quando você entra nesse link e insere os seus dados sensíveis — normalmente, há um site falso do banco/ecommerce para ludibriar a vítima —, como nome completo, telefone, CPF e números de contas bancárias.

Segundo a Psafe, os homens constumam cair em golpes que trazem assuntos como futebol ou conteúdo adulto. Enquanto isso, as mulheres são mais suscetíveis a publicidade suspeita do que homens.

infoInfográfico

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.