Cuidado: email de intimação judicial que está rodando é falso

1 min de leitura
Imagem de: Cuidado: email de intimação judicial que está rodando é falso

Um email falso simulando a Associação dos Advogados de São Paulo está sendo usado para infectar o computador de vítimas. No caso, ele ludibria o destinatário oferecendo a visualização de notificações judiciais no nome da vítima. Ao clicar no link, um malware é descarregado no computador.

Segundo o Defesa Digital, também não é a primeira vez que a Associação dos Advogados de São Paulo é usada para golpes. "Nome da Associação dos Advogados de São Paulo volta a ser usado para aplicar golpes. Desta vez, golpistas estão disseminando malware através de falso e-mail em nome da instituição, que oferece visualização e download de intimações hospedadas no servido", disse.

O que fazer se você receber o email falso? É mais simples do que parece: bloqueie o remetente, não abra o link e apague o email

O método de enganar a vítima também é conhecido como phishing. Caso você não saiba, phishing é um dos métodos de ataque mais antigos, já que "metade do trabalho" é enganar o usuário de computador ou smartphone. Como uma "pescaria", o cibercriminoso envia um texto indicando que você ganhou algum prêmio ou dinheiro (ou está devendo algum valor) e, normalmente, um link acompanhante para você resolver a situação — neste caso, para a vítima visualizar notificações judiciais. O phishing também pode ser caracterizado como sites falsos que pedem dados de visitantes. A armadilha acontece quando você entra nesse link e insere os seus dados sensíveis — normalmente, há um site falso do banco/ecommerce para ludibriar a vítima —, como nome completo, telefone, CPF e números de contas bancárias; ou baixa um arquivo .exe que normalmente é um malware.

  • O que fazer se você receber o email falso? É mais simples do que parece: bloqueie o remetente, não abra o link e apague o email.
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.