Programas essenciais para proteger seu PC – versão 2012

11 min de leitura
Imagem de: Programas essenciais para proteger seu PC – versão 2012

Não podemos negar: basta estar na frente de um computador para estarmos suscetíveis ao ataque de malwares e crackers. Apesar da ameaça constante das pragas digitais, há diversas maneiras de proteger seu PC e, consequentemente, suas informações.

Pensando no bem-estar da vida virtual dos nossos leitores, o Tecmundo preparou esta seleção de aplicativos essenciais para a defesa da sua máquina. Segmentamos a lista de programas de acordo com o seu funcionamento.

Antivírus

AVG Anti-Virus Free

O AVG é o líder de downloads em seu segmento no Baixaki – ultrapassando a marca de 75 milhões de arquivos baixados. A sua última versão (2012), lançada recentemente, está mais leve, rápida e eficiente do que nunca.

Além de caçar vírus instalados na máquina, este software oferece um mecanismo dedicado para a localização e eliminação de rootkits – uma espécie de malware que se camufla entre os arquivos do sistema, evitando que os antivírus os identifiquem.

Ampliar

Para completar a sua segurança, o AVG disponibiliza três recursos que garantem uma navegação mais segura. O LinkScanner informa se um link é malicioso assim que a busca é efetuada, seja pelo Google, Bing ou Yahoo!. Por sua vez, o Search Field e o Surf Shield realizam uma varredura nos links oriundos de pesquisas antes do usuário abri-los.

O antivírus ainda conta com ferramentas para a proteção de identidade do usuário enquanto permanece conectado à internet e da caixa de entrada de emails. Para quem considera o antivírus como a ferramenta mais importante de proteção do PC, o AVG Anti-Virus Free é uma opção qualificada.

Microsoft Security Essentials

Este é o antivírus gratuito da Microsoft, ideal para quem procura integrar os softwares instalados com o Windows. O arsenal disponibilizado pelo Microsoft Security Essentials para o combate das pragas digitais é grande.

Entre os recursos disponibilizados pelo aplicativo estão antivírus, anti-spyware, proteção contra worms, rootkits, trojans, backdoors, proteção para navegação na internet, varredura de emails e filtro anti-phishing.

A interface amigável deste antivírus é um grande atrativo para usuários iniciantes, pois ela possibilita uma familiarização rápida com os seus comandos. Em apenas quatro abas, você tem tudo o que precisa para excluir arquivos maliciosos, atualizar o programa, conferir o histórico de varreduras e configurar suas funções de acordo com a sua necessidade.

  • Clique aqui para baixar o Microsoft Security Essentials.

Kaspersky Anti-Virus

O Kaspersky Anti-Virus faz parte de um seleto grupo de antivírus com ótima reputação. Mesmo sendo pago, o aplicativo conquistou seu espaço e tem alcançado uma numerosa legião de usuários. O ano de 2012 ainda não chegou, mas as empresas de segurança já trabalham em novos recursos para seus produtos e a Kaspersky Lab não ficou para trás.

Além da tradicional proteção contra vírus, este programa aperfeiçoou a detecção de rootkits e o bloqueio contra phishing. Um dos diferenciais do Kaspersky Anti-Virus é o recurso Security Network, o qual permite a verificação de arquivos individualmente, removendo ou confirmando as possíveis infecções. Esta versão do antivírus tem limitação de 30 dias de uso.

Anti-spyware

SUPERAntiSpyware Free

Diferente dos trojans (que visam tomar o controle do PC), os spywares são programas maliciosos que objetivam coletar informações e padrões de comportamento do usuário infectado enquanto navega pela internet. Os principais alvos dessas pragas são dados de acesso a serviços online, como servidores de email e internet bankings.

O SUPERAntiSpyware Free é uma ferramenta potente para liquidar com esse tipo de ameaça. Além de escaneamentos por demanda, para usuários da versão Pro, o programa conta com varreduras agendadas e em tempo real. Assim, o seu computador estará constantemente com a defesa em alerta contra ação desses softwares espiões.

Ad-Aware

O Ad-Aware é considerado um dos anti-spywares e anti-rootkits mais completos do mercado. Esse status não surgiu à toa, pois o aplicativo fornece ferramentas eficientes para barrar arquivos maliciosos que agem durante a navegação do usuário.

A versão Internet Security ainda oferece um antivírus integrado às suas funcionalidades, redobrando a proteção do PC. Dessa forma, você está evitando a incompatibilidade do Ad-Aware com outros softwares de defesa do sistema.

O recurso TrackSweep deste programa permite que os rastros de navegação sejam completamente apagados, reduzindo a possibilidade dos spywares coletarem dados deixados para trás. Por sua vez, a função Ad-Watch Live sustenta a proteção em tempo real – mais um mecanismo para aumentar a segurança da sua interação com a web.

  • Clique aqui para baixar o Ad-Aware Free Internet Security.

Gerenciador de senhas

KeyPass

A internet passou a ser essencial na nossa rotina há muito tempo. Durante o dia a dia, utilizamos dezenas de serviços online, como servidores de emails, redes sociais, portais de notícias, sistemas corporativos, entre muitos outros. Com isso, as diversas senhas que necessitamos para acessar tais conteúdos ficam expostas.

O KeyPass é uma alternativa para que os seus dados de login fiquem armazenados, evitando o seu esquecimento, e protegidos contra a ação das pragas virtuais. A versão gratuita do aplicativo permite que até dez senhas sejam salvas.

Para facilitar ainda mais sua vida, o KeyPass oferece a ferramenta de preenchimento automático. A segurança do programa é garantida pela criptografia Blowfish – a qual usa uma codificação de 448 bits para proteger suas informações.

Firewall

Comodo Firewall

O firewall de um sistema é o responsável por estipular as políticas de acesso aos seus componentes, funcionando como um filtro. Nessa função, não existe aplicativo mais indicado que o Comodo Firewall.

Isso porque ele é praticamente impenetrável. Este programa foi o único da sua categoria a passar em todos os testes realizados para verificar sua eficiência, sendo premiado por diversas empresas renomadas.

O compromisso do Comodo Firewall é proteger o PC de qualquer ameaça virtual, seja vírus, spyware, malware, rootkit ou trojan. O monitoramento exercido pelo aplicativo acontece em tempo real, o que significa uma proteção constante para as suas informações.

Criptografia de dados

Chiave

Com o Chiave, você pode criptografar arquivos e pastas completas armazenadas no seu computador. Dessa forma, o conteúdo guardado estará distante da ação de pessoas mal-intencionadas ou não autorizadas a acessar tais localidades.

Somente você, que possui a senha de liberação, poderá editar, manipular ou compartilhar o conteúdo protegido. O Chiave é um software com ferramentas práticas e inteligentes, permitindo o desbloqueio de arquivos e diretórios em massa com apenas um duplo clique. Não deixe seus documentos dando sopa no PC!

Extensão de alerta para sites suspeitos

WOT

Na onda da internet 2.0, na qual os usuários têm maior liberdade de interação, o WOT (Web Of Trust ou Web De Confiança, em português) surge como uma ferramenta para aperfeiçoar a segurança na web. Quem garante essa melhoria? Nós, os internautas.

Por meio deste aplicativo, os usuários avaliam os sites que visitam. As páginas têm sua fidedignidade, confiabilidade, privacidade e proteção para acesso de crianças classificadas. Com as avaliações, o serviço fornece indicadores em cores para facilitar a visualização da reputação do site para novos visitantes.

É válido salientar que, por padrão, o WOT está disponível para o Mozilla Firefox e o Internet Explorer. Entretanto, já existe uma versão desenvolvida especificamente para o Google Chrome, a qual você pode acessar por este link.

Proteção para redes Wi-Fi

WiFi Manager

As redes sem fio estão cada vez mais populares. Com isso, os hackers encontraram mais uma forma de obter informações sem as devidas permissões. Portanto, se você possui uma rede Wi-Fi na sua casa ou trabalho, é importante mantê-la protegida contra a ação de cibercriminosos.

O WiFi Manager é um programa para o gerenciamento desse tipo de conexão com a internet. Com ele, você é capaz de detectar e bloquear ameaças, intrusos e vulnerabilidades da sua rede com muita facilidade.

myWIFIzone

O myWIFIzone é um software mais específico que o anterior. Ele permite que o usuário filtre e selecione exatamente quem poderá utilizar o sinal wireless. Depois de instalado, o aplicativo mantém um monitoramento constante dos acessos à rede.

Se alguém não autorizado tentar burlar a restrição, o programa exibe um alerta ao administrador da rede de que há movimentações suspeitas. A pessoa responsável, então, define se aquele usuário poderá ou não usufruir do sinal.

Atualização de programas e sistemas

R-Updater

Manter o sistema operacional e os programas instalados no PC atualizados é indispensável para auxiliar na proteção dos seus dados. A cada versão lançada, as desenvolvedoras procuram aperfeiçoar seus produtos, e a segurança é uma das seções com que as empresas mais se preocupam.

Contudo, temos que convir: verificar se existem atualizações de software por software é uma atividade nada agradável. Todavia, existem aplicativos que fazem todo esse trabalho por você. Um deles é o R-Updater. Este “atualizador” varre todo o SO, identifica os programas existentes e periodicamente verifica se há novas versões para download.

Carambis Software Updater

O Carambis Software Updater é uma alternativa para o R-Updater. Este aplicativo possibilita que o usuário determine os locais de verificação, uma característica pouco comum entre os aplicativos do gênero.

Depois de selecionar os diretórios desejados, basta executar a verificação para que os softwares sejam identificados e monitorados. Com isso, você não precisará mais abrir os programas individualmente em tempos regulares para averiguar se existem atualizações.

Segurança para pendrives

Mx One Antivirus

Os dispositivos de armazenamento móveis são equipamentos extremamente difundidos. Aproveitando esse cenário, as pessoas mal-intencionadas encontraram mais um caminho para espalhar seus programas maliciosos.

O que resta aos usuários é estender a proteção do PC para o pendrive ou HD externo. O Mx One Antivirus é um programa de defesa especializado na transição das pragas pelos dispositivos portáteis. Com ele, instalado diretamente no pendrive ou no computador, você poderá limitar a ação dos vírus. Durante os testes realizados pelo Baixaki, este aplicativo não apresentou conflitos com o antivírus residente do PC.

Panda USB and AutoRun Vaccine

Não é difícil encontrar quem teve problemas com o autorun de pendrives. Por ser responsável pela inicialização automática do dispositivo ao ser conectado a um computador, esse arquivo é alvo constante dos mais variados tipos de malware.

Para vacinar esse tipo de equipamento, a Panda Security (conceituada empresa de segurança) criou o Panda USB and AutoRun Vaccine. Este software oferece a imunização completa contra o ataque de invasores virtuais tanto para o PC como para os dispositivos móveis – pendrives e HDs externos, por exemplo.

  • Clique aqui para baixar o Panda USB and AutoRun Vaccine.

USB Hidden Folder Fix

Por padrão, o Windows mantém ocultas as pastas que armazenam os arquivos fundamentais para o seu funcionamento, evitando que o usuário apague algum deles por engano e comprometa a execução do SO. Para visualizar esses diretórios, basta você ativar a função específica nas configurações do sistema.

Os pendrives também deixam algumas pastas e arquivos escondidos, os quais passam despercebidos pela varredura dos antivírus. Nesses casos, o USB Hidden Folder Fix tem a função de revelar tais diretórios, possibilitando que malwares alojados nesses locais sejam identificados e excluídos.

Verificação de links

Virus Total

Virus Total é um conceito novo de antivírus. Ele executa verificações para detectar vírus, worms, cavalos de Troia e outros tipos de arquivos maliciosos em diversos mecanismos simultaneamente. Este serviço online utiliza 41 aplicativos para garantir que nenhuma praga escape e faça estragos no PC.

Você pode enviar um documento ou programa para ser analisado com poucos cliques. O suporte ao idioma português facilita ainda mais a utilização do Virus Total. O usuário pode acompanhar o procedimento em tempo real, inclusive sabendo qual é o antivírus usado naquele momento. Entretanto, há o limite de 10 MB por arquivo enviado para varredura.

Metascan Online

O Metascan Online é outro serviço voltado para a verificação de arquivos em busca de potenciais ameaças ao computador. Por meio deste aplicativo, o usuário pode enviar conteúdos com até 40 MB (bem mais do que o Virus Total permite).

Os antivírus utilizados nas varreduras são: Avast!, AVG, Avira, BitDefender, BullGuard, ClamWin, Emsisoft Anti-Malware, ESET, F-PROT, F-Secure, Kingsoft Internet Security, McAfee, Norman, Quick Heal, Sophos, Sunbelt, Symantec e VirusBuster.

Segurança adicional

Tor

Uma das formas de evitar que seus dados sejam roubados é navegar anonimamente pela internet. Além dos recursos que todos os navegadores oferecem (alguns chamam de navegação privada), você pode usar o Tor. Este programa possui um pacote de ferramentas capaz de levá-lo a qualquer site sem ser rastreado por malwares e hackers.

Com o Tor, o tráfego de dados acontece por meio de redes distribuídas em servidores (denominados Onion Routers) – um projeto que briga pelo direito do internauta de navegar em anonimato. Para ter o máximo de proteção, aprenda a combinar os mecanismos de defesa do navegador com o Tor lendo o artigo “Navegue anonimamente na internet”.

Hotspot Shield

Objetivando navegar com privacidade, o internauta tem como alternativa o Hotspot Shield. Este software usa redes virtuais privadas (as chamadas VPNs) para conectar o usuário à web. Dessa forma, o aplicativo cria redes que estão preparadas para lidar com as artimanhas de sites fraudulentos, protegendo os seus integrantes dessas ameaças. Segundo a AnchorFree, desenvolvedora do programa, ele é compatível com conexões via cabo ou wireless.

    O melhor sistema de segurança é você!

    É importante ressaltar que o usuário faz toda a diferença para a efetividade da sua própria proteção. Não adiantaria você instalar todo um arsenal de aplicativos de segurança se baixasse arquivos de fontes suspeitas e clicasse em links desconhecidos.

    Boa parte da defesa do seu computador é garantida pelo seu bom senso, tomando cuidado com todo o tipo de conteúdo que reproduz na máquina. Lembre-se: o melhor sistema de segurança do seu PC é você!

    Para ajudá-lo nessa árdua tarefa, o Tecmundo tem uma série de artigos que podem instruí-lo. Confira uma lista de algumas matérias que poderão aumentar seus conhecimentos e multiplicar a proteção das suas informações:

    Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.