Navegue anonimamente na internet

3 min de leitura
Imagem de: Navegue anonimamente na internet

A navegação é uma faca de dois gumes, todos os endereços que você visita, fotos que abre e links que baixa ficam gravados em seu computador. Se por um lado isso facilita o usuário a encontrar novamente a página que acessou outrora, por outro essas informações podem comprometer sua segurança e prejudicar sua navegação.

Felizmente suas tarefas privadas podem ficar tranquilas e com a garantia que jamais cairão em mãos erradas. Os principais navegadores possuem a opção de navegação privada, descartando os registros das páginas que você acessou.

E para a máxima segurança, conheça o sistema Tor, capaz de apagar os rastros das informações que chegam até você. Ótima maneira de impedir o rastreamento da sua navegação e prevenir o traffic Shapping.

Pré-requisitos

Enquanto que para acessar o modo de navegação privada você precisa apenas o seu navegador favorito (Internet Explorer, Firefox, Chrome, etc.). Para tornar sua navegação completamente anônima o pacote de ferramentas Tor garante tudo de que você precisa.

Baixar o Tor

Um dos aplicativos do Tor só é disponível para Mozilla Firefox. Portanto, se você utiliza outro navegador, precisa baixar uma versão atualizada do Firefox.

Baixar o Mozilla Firefox

Faça você mesmo

Navegação privada

Embora não redirecione os pacotes de dados, iniciar uma navegação neste modo impede que o navegador grave as páginas visitadas no Histórico, cookies e arquivos temporários. Não é a maneira mais segura, mas impede que os dados permaneçam no navegador.

Seu provedor de internet será capaz de localizar quais páginas você visita, mas ninguém que acesse seu computador terá informações de onde você passou. Vale lembrar que o modo previne apenas sua privacidade, a máquina continua sujeita a adwares, vírus e phishing.

No Internet Explorer

Dentro da aba “Segurança”, clique na opção “Navegação InPrivate” para abrir uma janela no modo privativo. No Windows 7 a opção é nativa do IE8 e pode ser acessada antes mesmo de iniciada a navegação. Outra maneira é executar o comando “Ctrl + Shift + P” na janela do navegador.

Somente quando o ícone InPrivate estiver dentro da Barra de endereços é que a navegação estará anônima. Portanto cuidado com a navegação em múltiplas janelas.

No Firefox

Dentro da aba “Ferramentas”, escolha a opção “Iniciar navegação privativa” ou simplesmente execute o comando “Ctrl + Shift + P”. Ao invés de abrir uma nova janela, o Firefox esconde sua navegação atual e inicia a privativa em paralelo. Quando quiser retornar às páginas que visitava anteriormente basta repetir o comando.

Preste atenção no status “Navegação privativa” no topo da janela, a navegação só está anônima quando o aviso está presente.

No Chrome

No navegador da Google, clique no ícone com uma ferramenta e escolha a opção “Nova janela anônima”. Se desejar, o atalho de teclas para o Chrome é “Ctrl + Shift + N”.

Repare que no canto superior do navegador permanece um sujeito com disfarce, ele garante que a “barra está limpa” para sua privacidade.

Tor, segurança completa

Se em uma navegação privada nos livramos da encomenda depois que não precisamos mais dela, com o Tor utilizamos um endereçamento falso que não deixa qualquer rastro. Trata-se de um pacote de ferramentas que despistam os pacotes de informações e apagam os rastros, desabilitando o rastreamento do IP da sua máquina.

Instale todos os componentes do pacote, inclusive a extensão para o Firefox. "Vidalia" é o nome da interface gráfica do Tor. Execute-a e aguarde até que seu status esteja em verde, antes de iniciar a navegação.

Dentro do Firefox, clique em uma porção vazia da barra superior e escolha a opção “Personalizar”. Arraste então o ícone do “Torbutton” (com o desenho de uma cebola) para uma área qualquer da barra.

Pronto! Basta clicar sobre o Torbutton sempre que quiser ativar a segurança máxima de sua navegação. É normal que a velocidade de navegação caia enquanto o Tor permanecer ativo. Repare ainda na Barra de status (na parte de baixo do navegador) ela informa quando o Tor está habilitado.

Gostou da dica? Fique atento para sugestões como esta.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.