menu
Logo TecMundo
Segurança

Três mil crianças desaparecidas na Índia são encontradas via software

Em apenas quatro dias, cerca de 2.930 crianças desaparecidas foram encontradas na Índia por meio de um software de reconhecimento facial

Avatar do(a) autor(a): Felipe Payão

schedule10/05/2018, às 12:58

Três mil crianças desaparecidas na Índia são encontradas via softwareFonte: Vocativ

Imagem de Três mil crianças desaparecidas na Índia são encontras via software no tecmundo

O Ministério do Desenvolvimento da Mulher e Criança da Índia divulgou um dado indicando que, entre 2012 e 2017, mais de 240 mil crianças desapareceram no país. Estes são os dados registrados e, segundo o site Xataca, esse número pode chegar até as 500 mil crianças desaparecidas nos últimos cinco anos.

Muitas famílias que sofreram com o desaparecimento de crianças possuem materiais que ajudariam em uma possível investigação, como fotos. Porém, não há um departamento específico na Índia que cuide desta questão. A tecnologia de reconhecimento facial começou a ser usada exatamente para atacar este problema.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Recentemente, o Ministério do Desenvolvimento da Mulher e Criança da Índia resolveu criar banco de dados público chamado de TrackChild. Por lá, famílias podem consultar fotos de crianças desaparecidas e informações relacionadas colocadas pelas autoridades, agências ou outros cidadãos. Dessa maneira, uma organização chamada Bachpan Bachao Andolan (BBA) teve uma ideia além: desenvolver um software de reconhecimento facial que compara fotos de crianças no TrackChild com fotos catalogadas por hospitais, casas de assistência social e outras instituições.

A BBA ainda nota que novos bancos de dados podem ser criados e adicionados ao software, expandindo o alcance do programa de reconhecimento, diz o Xataca

Assim que o software foi aprovado para uso pelas autoridades da Índia, a BBA recebeu um lote com 45 mil fotografias da TrackChild. O resultado? Em apenas quatro dias, cerca de 2.930 crianças foram encontradas pelo país.

O Xataca nota que isso foi apenas um teste experimental. Ainda é longo e burocrático caminho para estabelecer o software como uma ferramenta oficial da polícia local, governo e TrackChild. O problema por aqui se encontra na gestão de fotos de menores de idade e seus dados, principalmente porque é uma empresa privada que faria essa gerência.

Caso apareçam mais novidades sobre o caso, você encontrará aqui no TecMundo.