Imagem de: Aplicativo de segurança informa se um invasor abrir a tampa do MacBook

Aplicativo de segurança informa se um invasor abrir a tampa do MacBook

1 min de leitura
Avatar do autor

Hackear um MacBook não é uma tarefa fácil e, na maioria das vezes, as tentativas exigem que haja um acesso físico à máquina. Agora, até isso ficou mais complicado: o ex-funcionário da National Security Agency (NSA) Patrick Wardle criou um aplicativo de segurança projetado para avisar ao proprietário do computador se alguém tentar interferir no seu MacBook, alertando assim que a tampa for aberta.

O aplicativo Não Perturbe (DND) – criado após Wardle acreditar ter tido seu Mac invadido em um quarto de hotel, em Moscou – monitora, de forma contínua, o seu sistema em busca de atividades que possam indicar um possível ataque de algum desconhecido, observando o movimento de abrir a tampa.

1

Após fechar a tampa do seu MackBook, ele aciona o modo de suspensão, porém a maioria dos ataques de acesso físico, para serem bem-sucedidos, exigem que a tampa seja aberta. Esses ataques incluem:

  • Fazendo login localmente como root, explorando um bug como "#iamroot";
  • Fazendo login localmente por meio de credenciais capturadas por uma câmera escondida;
  • Inserindo um dispositivo malicioso em uma porta USB ou Thunderbolt.

2

O app para Mac é gratuito, registra detalhes do que foi feito e permite que o usuário execute um script – e, assim, visualize uma foto do invasor e inicie remotamente um encerramento do Mac. Mas, se você quiser receber alertas em outro dispositivo iOS, precisará do app complementar, que oferece 7 dias para teste gratuito e, em seguida, uma assinatura de US$ 0,99 por mês, ou US$ 9,99 por ano.

O inventor já é conhecido pelo mundo; em 2015, ele descobriu uma maneira simples de contornar o Gatekeeper e permitir que um Mac executasse malware. Em 2016, Wardle demonstrou o malware para Mac que pode acessar webcam ao vivo e feeds de microfone. No ano passado, ele encontrou uma forma de extrair senhas de texto simples do Keychain, sistema de gerenciamento de senhas no macOS.

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Veja também
Aplicativo de segurança informa se um invasor abrir a tampa do MacBook