Golpe do Bolsa Família no WhatsApp chegou a mais de 600 mil brasileiros

1 min de leitura
Imagem de: Golpe do Bolsa Família no WhatsApp chegou a mais de 600 mil brasileiros

Um novo golpe que está se espalhando principalmente pelo WhatsApp e promete benefícios ligados ao programa Bolsa Família já chegou a mais de 600 mil brasileiros em apenas 24 horas, de acordo com pesquisadores do dfndr lab, laboratório especializado em crimes virtuais da PSafe.

A mensagem promete uma recompensa no valor de R$ 954 para quem responder a um questionário com três perguntas sobre o programa do Governo Federal: “Você possui o cartão do Bolsa Família?”, “Você recebe todo mês?” e “Você conhece amigos ou parentes que recebam?”. Independente das respostas da vítima, ela é encaminhada para uma página exigindo que a mensagem seja compartilhada com dez amigos ou em dez grupos do WhatsApp.

Captura de tela do WhatsApp.Exemplo da mensagem que está sendo compartilhada.

Após isso, ela é enviada para um suposto site de cadastro com links para baixar programas maliciosos e potencialmente infectar o celular. Emilio Simoni, diretor do laboratório, diz que esse tipo de golpe utilizando a popularidade do WhatsApp tende a ganhar escala rapidamente. “Para se ter uma ideia, estamos bloqueando mais de 40 mil tentativas de acesso por hora”, disse. Os bloqueios foram feitos através do aplicativo dfndr security, antivírus fornecido pela empresa.

Outra forma de se proteger desses ataques é evitando a instalação de aplicativos baixados fora da Play Store, exceto nos casos em que você conheça e confie na empresa ou pessoa responsável pelo programa. Para Simoni, é importante também que as pessoas tenham o hábito de checar se as informações que estão compartilhando são verdadeiras.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.