O governo local da cidade de Atlanta, capital do estado americano da Geórgia, sofreu um ataque do ransomware SamSam. Uma mensagem enviada junto com o código malicioso exigia o pagamento de um resgate no valor de US$ 51 mil em bitcoins para que os dados criptografados sejam restaurados.

A prefeita da cidade, a democrata Keisha Bottoms, confirmou o acontecimento em uma entrevista coletiva concedida nesta quinta-feira (21). Ela afirmou que o governo local está trabalhando com o FBI, a Microsoft e a Cisco para tentar resolver o caso e descobrir quais dados e computadores foram afetados. Alguns sistemas públicos – como o que dá aos cidadãos a possibilidade de pagar contas e acessar documentos de tribunais – estão atualmente fora do ar.

O SamSam é da mesma família do ransomware Samas, que está na ativa pelo menos desde 2015. Apesar disso, a situação atual aponta para um ataque feito para afetar especificamente os computadores do governo de Atlanta, já que não há sinais de que ele tenha atingido outras máquinas.

O tweet acima, publicado pela conta da Corte Municipal de Atlanta, promete manter os cidadãos atualizados, mas não publicou novas informações durante as últimas 24 horas. O governo local garantiu que a infraestrutura de segurança pública, água e o aeroporto não foram afetados e continuam funcionando normalmente.

Cupons de desconto TecMundo: