Passagens aéreas falsas da Azul são enviadas por WhatsApp

1 min de leitura
Imagem de: Passagens aéreas falsas da Azul são enviadas por WhatsApp

Mais um golpe começou a rondar o WhatsApp nessa semana. No caso, uma mensagem que oferece passagens aéreas grátis da Azul Linhas Aéreas está sendo enviada com um link acompanhante. "Pessoal a AZUL está dando passagens grátis, mas a promoção vai durar pouco tempo!", diz o texto enviado pelo WhatsApp.

A screenshot com a mensagem que você acompanha aqui embaixo foi enviada por um leitor anônimo do TecMundo

whatsappPassagens aéreas falsas

Abrindo no celular

Se você clicar no link via WhatsApp, você será redirecionado para uma página com perguntas. No caso, uma página que tenta ludibriar a vítima, como você vê nas imagens abaixo. Ao final do questionário, o usuário é obrigado a compartilhar a mensagem para 'receber' as passagens falsas.

Abrindo no PC

Vale notar que o domínio citado, "voedeazul.com", está redirecionando para uma extensão da Chrome Store na versão web. No caso, a extensão que se chama "Colors Social" promete alterar a cor do Facebook — e o golpe é completo quando a vítima acaba instalando essa extensão. Ainda, existe a possibilidade desse golpe de phishing por WhatsApp ter sido propagado pelo criador da extensão "Colors Social".

A armadilha acontece quando você entra nesse link e insere os seus dados sensíveis

Caso você não saiba, phishing é um dos métodos de ataque mais antigos, já que "metade do trabalho" é enganar o usuário de computador ou smartphone. Como uma "pescaria", o cibercriminoso envia um texto indicando que você ganhou algum prêmio ou dinheiro (ou está devendo algum valor) e, normalmente, um link acompanhante para você resolver a situação. O phishing também pode ser caracterizado como sites falsos que pedem dados de visitantes. A armadilha acontece quando você entra nesse link e insere os seus dados sensíveis — normalmente, há um site falso do banco/ecommerce para ludibriar a vítima —, como nome completo, telefone, CPF e números de contas bancárias.

Se você tiver dúvidas sobre promoções e cupons, vá até as páginas oficiais da empresa/marca em redes sociais para buscar mais informações antes de inserir qualquer dado pessoal na internet.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.