menu
Logo TecMundo
Segurança

Passagens aéreas falsas da Azul são enviadas por WhatsApp

A Azul Linhas Aéreas não está dando passagens de graça, fique esperto!

Avatar do(a) autor(a): Felipe Payão

schedule04/01/2018, às 14:25

Passagens aéreas falsas da Azul são enviadas por WhatsAppFonte:

Imagem de Passagens aéreas falsas da Azul são enviadas por WhatsApp no tecmundo

Mais um golpe começou a rondar o WhatsApp nessa semana. No caso, uma mensagem que oferece passagens aéreas grátis da Azul Linhas Aéreas está sendo enviada com um link acompanhante. "Pessoal a AZUL está dando passagens grátis, mas a promoção vai durar pouco tempo!", diz o texto enviado pelo WhatsApp.

A screenshot com a mensagem que você acompanha aqui embaixo foi enviada por um leitor anônimo do TecMundo

whatsappPassagens aéreas falsas

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Abrindo no celular

Se você clicar no link via WhatsApp, você será redirecionado para uma página com perguntas. No caso, uma página que tenta ludibriar a vítima, como você vê nas imagens abaixo. Ao final do questionário, o usuário é obrigado a compartilhar a mensagem para 'receber' as passagens falsas.

Galeria 1

Abrindo no PC

Vale notar que o domínio citado, "voedeazul.com", está redirecionando para uma extensão da Chrome Store na versão web. No caso, a extensão que se chama "Colors Social" promete alterar a cor do Facebook — e o golpe é completo quando a vítima acaba instalando essa extensão. Ainda, existe a possibilidade desse golpe de phishing por WhatsApp ter sido propagado pelo criador da extensão "Colors Social".

A armadilha acontece quando você entra nesse link e insere os seus dados sensíveis

Caso você não saiba, phishing é um dos métodos de ataque mais antigos, já que "metade do trabalho" é enganar o usuário de computador ou smartphone. Como uma "pescaria", o cibercriminoso envia um texto indicando que você ganhou algum prêmio ou dinheiro (ou está devendo algum valor) e, normalmente, um link acompanhante para você resolver a situação. O phishing também pode ser caracterizado como sites falsos que pedem dados de visitantes. A armadilha acontece quando você entra nesse link e insere os seus dados sensíveis — normalmente, há um site falso do banco/ecommerce para ludibriar a vítima —, como nome completo, telefone, CPF e números de contas bancárias.

Se você tiver dúvidas sobre promoções e cupons, vá até as páginas oficiais da empresa/marca em redes sociais para buscar mais informações antes de inserir qualquer dado pessoal na internet.