Quais são seus planos para 2018? 'Mudar todas as senhas' deve ser um deles

3 min de leitura
Imagem de: Quais são seus planos para 2018? 'Mudar todas as senhas' deve ser um deles
Imagem: lifewire

Todos os anos aparecem na internet listas com as senhas mais utilizadas do mundo, sempre com “123456” no primeiro lugar. Naturalmente, no fim de 2017, a famigerada lista apareceu novamente e trouxe, sem surpresa, a dita combinação de números no primeiro lugar, seguida por “password”. Acontece que não é possível inferir que essas sejam de fato as duas senhas mais usadas do mundo ou que elas sequer representem alguma grande parcela das senhas circulando pela internet atualmente.

É obvio que você não deve usar combinações tão ridículas como essas

Isso porque a lista deste ano foi compilada a partir de 5 milhões de senhas vazadas por hackers durante 2017. Considerando que existem hoje mais de 3,2 bilhões de pessoas online, é muito improvável que essa pequena amostragem represente qualquer coisa próxima da realidade.

Mesmo assim, é obvio que você não deve usar combinações tão ridículas como essas, e ter uma senha com caracteres especiais ajuda você a se proteger de ataques direcionados. O problema é que nem a senha mais complexa e aleatória do mundo poderia barrar você de um ataque de phishing, quando um criminoso tenta enganá-lo com algum truque para fazer você digitar sua senha em algum lugar e, assim, ter acesso à sua conta.

A única forma de se proteger contra esse tipo de coisa é mudando todas as suas senhas com frequência

A única forma de se proteger contra esse tipo de coisa é mudando todas as suas senhas com frequência. Isso deveria ser uma prática comum entre todos nós, especialmente para quem faz compras online, trabalha com emails corporativos ou é, em maior ou menor grau, uma pessoa relativamente conhecida na internet.

Aproveite que 2018 está aí e tente criar esse hábito, fazendo uma resolução de Ano-Novo ou mesmo uma “promessa” para si mesmo. Mudar suas senhas a cada 3 ou 6 meses não é exatamente um grande problema e pode tornar a sua presença na web muito mais segura.

Preguiça?

Contudo, o fato é quem tem muitas contas em múltiplos serviços provavelmente não vai achar esse tipo de resolução de Ano-Novo algo prático a se fazer. Até porque é difícil lembrar onde você tem alguma conta e, também, as senhas de fato para elas.

Nesse caso, é interessante usar um gerenciador de senhas de confiança. Uma opção interessante surgida recentemente é o Dashlane, que agora conta com um recurso capaz de mudar todas as suas senhas salvas no programa com apenas um clique. A novidade funciona até mesmo para serviços que usam autenticação em dois fatores e mostra uma janela popup para os que requerem esse tipo de coisa.

dashlane

O programa é reconhecido e proveniente de uma empresa confiável chamada PassOmatic, que o adquiriu recentemente e está fazendo uma renovação de funções nele. Já são mais de 3 milhões de usuários, e existe a possibilidade de usar a ferramenta gratuitamente — apenas em um dispositivo — ou pagar uma assinatura anual (cara) para sincronizar todas as senhas em todos os seus aparelhos Windows, Android, macOS ou iOS. (versão Beta)

Falando em gerenciador de senhas, existem outras opções confiáveis além do Dashlane, tais como o LastPass e o 1Password, mas esses não permitem alterar todas as senhas de uma só vez.

Se você prefere não usar recursos como esses, pelo menos fique prevenido com atitudes saudáveis:

  • Evite salvar muitas senhas no navegador.
  • Ative a autenticação em duas etapas em todos os serviços que contarem com o recurso.
  • Tenha senhas diferentes pelo menos para os principais serviços.
  • Não use combinações óbvias nem coisas que possam ser facilmente ligadas a você.
  • Tente criar senhas fortes: com caracteres especiais, mais letras e menos números.
  • Use guias privadas para navegar em computadores ou smartphones alheios.
  • Procure opções mais seguras de navegador.
  • Tenha um antivírus confiável no PC ou Mac.

Seguindo essas dicas, as suas chances de ser exposto na web certamente vão diminuir.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.