Novo vírus busca atacar funcionários de instituições financeiras no Brasil

1 min de leitura
Imagem de: Novo vírus busca atacar funcionários de instituições financeiras no Brasil

Uma nova campanha de spam está mirando funcionários de instituições financeiras, ou bancos, no Brasil. No caso, arquivos HTML estão sendo enviados com Trojan bancário para infectar máquinas e roubar dados de acesso, segundo pesquisadores da Trustwave.

Ao acessar o email, os funcionários poderão encontrar uma mensagem com o anexo "comprovante.chm", na verdade, um CHM malicioso. Caso o download seja realizado, dificilmente a máquina detectará o malware, já que ele é extremamente sofisticado: apenas 8 de 60 programas antivírus detectaram problema no arquivo, notou Rodel Mendrez, pesquisador da Trustwave.

O ataque se baseia no Microsoft Compiled HTML Help (CHM). Dessa maneira, cibercriminosos podem rodar um JavaScript e levar as vítimas para ambientes externos. "Assim que o usuário abre o CHM, ele executa um pequeno comando PowerShell que faz o download de um segundo script PowerShell. A persistência é obtida criando uma tarefa agendada para executar o malware quando o usuário faz o login", disse Mendrez.

spamTrojan

Segundo Rodel Mendrez, após infectar a máquina, o malware tem a capacidade de roubar nomes de usuário, do computador e enviar relatos para um servidor externo. Dessa maneira, os cibercriminosos podem obter informações sensíveis e formular ataques diretos em contas bancárias.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.